- “Crítica cultural, crítica filológica, crítica histórica: a atividade crítica, como se pode ver, foi uma das características mais notáveis do movimento humanista. Um atividade crítica voltada para a percepção da mudança, para a transformação dos costumes das línguas e das civilizações. Uma visão, portanto, mais atenta aos aspectos de modificação e variação do que aos de permanência e continuidade.”SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. SP: Atual, 1994, p. 16.Sobre os acontecimentos do período denominado como Renascimento assinale a alternativa correta
a) O humanismo foi um movimento exclusivo das cidades italianas do século XVI.
b) Os humanistas eram ateus que ao renegarem a doutrina cristã desejavam retornar ao paganismo da antiguidade clássica.
c) Foi o movimento intelectual e artístico que buscou no passado da antiguidade clássica a inspiração para formular os ideais burgueses no processo de transição feudal.
d)Os pensadores e filósofos renascentistas almejavam romper com os ideais do antropocentrismo.
e) O Movimento humanista notabilizou-se pelo seu caráter de identificação universal e de unidade de pontos de vista dentre os seus representantes.
Soluções para a tarefa
Resposta: C- Foi o movimento intelectual e artístico que buscou no passado da antiguidade clássica a inspiração para formular os ideais burgueses no processo de transição feudal.
Explicação: Respondi em site de questão e acertei.
Resposta:
Letra C
Explicação:
Foi o movimento intelectual e artístico que buscou no passado da antiguidade clássica a inspiração para formular os ideais burgueses no processo de transição feudal.
O Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV (14) e XVI (16). Iniciado em Florença por Francesco Petrarca,[1] inspirado pela Antiguidade Clássica (Grega-latina), foi seguido por Dante Alighieri e Boccaccio. Expandindo-se a partir da península Itálica veio a abranger a maior parte da Europa. O Humanismo é uma das principais características da nova mentalidade renascentista, que valoriza o ser humano e as suas capacidades