História, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Crise Socialista resumo. Alguém me ajuda pfv!

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduardaavp7no7l
2
A crise do socialismo do leste europeu seria motivada pela insatisfação dos governos com a política empreendida pela União Soviética. A grande potência socialista não foi capaz de retirar esses países da crise, isso demonstrou que a aliança dos soviéticos com os integrantes do leste europeu não passou de uma estratégia para aumentar o seu domínio na região e conquistar mais aliados capazes de auxiliá-los em caso de uma guerra contra os Estados Unidos.
O descontentamento atingiria também a Alemanha, que ao final da Segunda Guerra foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, respectivamente comandadas pelos governos norte-americanos e soviéticos.
Enquanto a Alemanha Ocidental apresentava um grande crescimento econômico estimulado pela política liberal dos Estados Unidos, a Alemanha Oriental permanecia estagnada, o que estimulava a migração dos alemães para o lado ocidental.
A intensa fuga para a Alemanha Ocidental ocasionou na construção do Muro de Berlim em 1961. Eficiente na política de evitar a passagem para o lado ocidental, o Muro se transformou no maior símbolo da divisão entre capitalismo e socialismo.
Alguns fatores que intensificaram a crise no leste europeu:

Forte centralização do Estado;

Ditadura estabelecida por um partido único: o Partido Comunista;

Denúncias de casos de corrupção envolvendo o alto escalão do Partido Comunista da União Soviética;

Falta de investimentos nas indústrias de bens de consumo, o que gerava a falta de produtos básicos para a sobrevivência da população, a União Soviética se preocupava excessivamente com a indústria bélica;

Insatisfação popular com o governo soviético;

Diminuição da atividade agropecuária e industrial;

Desemprego.

A ascensão de Mikhail Gorbatchev em 1985 ao governo da União Soviética seria fundamental para a transformação da história do socialismo no leste europeu. Gorbachev apresentou uma série de propostas de reformas políticas em todas as esferas do governo que visavam não só o desenvolvimento econômico, mas também social da União Soviética.
O novo líder comunista surpreendeu ao demonstrar ao mundo o desejo de um alinhamento político com as demais nações, inclusive com os Estados Unidos. Outro fator que merece destaque nesse governo é a suspensão dos testes nucleares e da Corrida Armamentista.
O lançamento em 1986 dos programas conhecidos como glasnost e perestroika contribuiria para o aceleramento do fim do socialismo. A glasnost representava uma tentativa de seguir uma política transparente capaz de acabar com a corrupção de conceder mais liberdade política e individual. A perestroika era um plano econômico que diminuía a interferência do Estado nas relações comerciais e estimulava a adoção do liberalismo político.
As reformas promovidas por Gorbachev estimularam muitos países a romper relações com o governo soviético, aos poucos a União Soviética foi se desintegrando. A crise do socialismo no leste europeu provocou o fim do regime na Alemanha Oriental, com o consentimento dos Estados Unidos e do presidente soviético, os alemães iniciaram a derrubada do Muro de Berlim em 1989. A junção desses fatos provocou a decadência do socialismo e a passagem gradual para o modelo capitalista.

Usuário anônimo: Obrigado!
Perguntas interessantes