Geografia, perguntado por AnnaCeecilia4673, 1 ano atrás

Crise na União europeia No plano econômico mundial, o ano de 2011 foi marcado pela crise econômica na União Europeia. Em função da globalização econômica que vivemos na atualidade, a crise se espalhou pelos quatro cantos do mundo, derrubando índices das bolsas de valores e criando um clima de pessimismo na esfera econômica mundial. Causas da crise: - Endividamento público elevado, principalmente de países como a Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda. - Falta de coordenação política da União Europeia para resolver questões de endividamento público das nações do bloco. Consequências da crise: - Fuga de capitais de investidores; - Escassez de crédito; - Aumento do desemprego; - Descontentamento popular com medidas de redução de gastos adotadas pelos países como forma de conter a crise; - Diminuição dos ratings (notas dadas por agências de risco) das nações e bancos dos países mais envolvidos na crise; - Queda ou baixo crescimento do PIB dos países da União Europeia em função do desaquecimento da econômica dos países do bloco. - Contaminação da crise para países, fora do bloco, que mantém relações comerciais com a União Europeia, inclusive o Brasil. A crise pode, de acordo com alguns economistas, causar recessão econômica mundial.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
4

Olá,


A crise na UE foi uma bomba para o mundo todo, causou os mais diversos problemas na economia dos países que fazem parte desse bloco, que é muito importante para o resto do mundo, tendo influencia direta nos mais diversos países incluindo entre eles o Brasil.


Assim durante os anos da crise todos os países sentiram as dificuldades vividas pela crise da União Europeia. Hoje em dia a crise já está quase que totalmente recuperada, sendo assim entendemos que a crise foi bem estudada e bem recuperada.

Perguntas interessantes