"CRISE DA ESCRAVIDÃO E DA MONARQUIA NO BRASIL". 9. POR QUE A AFIRMAÇÃO É FALSA
Soluções para a tarefa
Resposta:
A crise que levou ao fim do Império, no Brasil, foi decorrente de vários fatores sociais e econômicos que de certa forma "forçaram a libertar os escravos"
Explicação
Resumo da queda da monarquia no Brasil
Guerra do Paraguai: insatisfação dos militares com as condições de trabalho, com os baixos salários e a falta de participação na política.
Positivismo: corrente política e ideológica que ganhou grande destaque no Brasil, principalmente entre os militares. Sociedade técnica e científica, voltada para o progresso.
Republicanos: defendiam um regime republicano e acreditavam que a monarquia cerceava a liberdade do povo.
Igreja Católica: os fiéis católicos, pensando na liberdade religiosa, passaram a se opor ao governo de Dom Pedro II depois dos eventos da questão religiosa.
Partidos políticos: a disputa entre projetos de poder, liberais X conservadores, colocou muitas posições tradicionais da monarquia em cheque.
Liberdade de imprensa: a liberdade de imprensa e de opinião permitiu ataques ao imperador e à sua imagem, o que foi colocando seu governo em xeque.
Abolicionismo: os grandes aristocratas da terra, que moviam a economia brasileira, retiraram seu apoio quando houve a abolição da escravatura.