Crimeia, a obsessão de Putin
Em 1954, em uma redistribuição territorial interna, os dirigentes da URSS transferiram a Crimeia da república federada da Rússia para a da Ucrânia e, como parte desse país, foi reconhecida pela comunidade internacional, incluindo a própria Rússia, em 1991, durante a desintegração do Estado soviético. Moscou fundamenta seu atual domínio na Crimeia em um referendo de 16 de março de 2014, realizado sob controle militar russo e não reconhecido pela Assembleia Geral da ONU. Segundo os organizadores, 96,7% dos eleitores se pronunciaram pela integração à Rússia. O grosso da população da Crimeia (2,28 milhões de pessoas, segundo o censo de Moscou, de 2014) está subdividido em três grupos: os russos (1,49 milhão, 65,3%), os ucranianos (350.000, 15,1%) e os tártaros (280.000, 12%). Das três comunidades, a tártara é a mais antiga, pois suas raízes na península remontam ao século XIII.
a) De acordo com a notícia, qual é o histórico de dominação do território da Crimeia?
b) A península é composta de quantas nacionalidades? Quais são elas?
c) De acordo com a história de ocupação da população, você acha que podem existir conflitos? Por quê?
Soluções para a tarefa
a) Está sob domínio russo, mas nem sempre foi assim, já que, após a desintegração da União Soviética, a Crimeia foi reconhecida como território ucraniano, segundo divisão realizada em 1954.
b) A Crimeia é composta, basicamente, de três povos: russos, ucranianos e tártaros.
c) É esperado que o aluno aponte que as diferenças culturais entre a população podem causar conflitos sociais e políticos. Retome com os alunos os conceitos de nação e Estado e, se possível, apresente um mapa da configuração da Europa após a desintegração da União Soviética, a fim de que percebam que os limites dos países muitas vezes não respeitam a identidade da população que os habita.
a) O histórico de dominação da Crimeia segundo a notícia é que em 1954 a região saiu de dominação da Rússia para ser parte da Ucrânia, o que foi reconhecido por inúmeros países em 1991.
No ano de 2014, a Rússia anexou novamente a região sob o anúncio de que havia sido feito um plebiscito na Crimeia e que a maioria da população havia votado para voltar a pertencer à Rússia.
b) A região é composta por três nacionalidades que são russos, ucranianos e tártaros.
c) Podem existir conflitos entre as três nacionalidades, pois a região da Crimeia tem maioria russa e que deseja estar ligada à Rússia, enquanto parte da população que é ucraniana deseja estar sob influência da Ucrânia.
Com a presença destes interesses contrários podem ocorrer tensões na região, além daquelas que habitualmente já existem desde a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014. Os limites políticos determinados pelos governos, nem sempre correspondem aos limites de real interesse de diferentes nações, o que podem causar conflitos entre os povos.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17146784