Biologia, perguntado por kethellin342, 1 ano atrás

Crie uma tabela listando os três estados físicos da matéria. Para cada um, descreva a
distância entre as partículas e o grau de agitação delas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
221

Solido: as moléculas na matéria solida estão muito próximas e tem baixíssimo grau de agitação, quase como se estivessem paradas (mas não estão)

Liquido: as moléculas estão um pouco mais distantes e se movimentam bastante, dando fluidez ao liquido.

Gasoso: as moléculas estão muito distantes e se movem muito rapidamente, é por isso que os gases são muito voláteis e conseguem escapar facilmente de um meio.

Espero ter ajudado!

Respondido por Erickzera444
32

Resposta:

Veja as principais diferenças entre os estados físicos:

* Sólido: Nesse estado, as partículas estão bem próximas umas às outras, de modo que não se movimentam. Estão bem organizadas e, por isso, possuem forma e volume fixos, não podendo sofrer compressão. O gelo é um bom exemplo disso.

Cubos de gelo – estado sólido

* Líquido: Nesse estado, as partículas possuem maior liberdade de movimentação que no estado sólido, pois estão um pouco mais afastadas umas das outras, havendo certo espaço entre elas. Por essa razão, as substâncias líquidas, como a água, possuem forma variável, adaptando-se ao recipiente em que estão contidas, mas não podem ser comprimidas, pois possuem volume constante.

Copo com água – estado líquido

* Gasoso: Nesse estado, as partículas estão bem afastadas umas das outras, possuindo grande liberdade de movimentação. Por isso, os gases e os vapores, como o vapor de água, não possuem forma nem volume fixos, conformando-se de acordo com o recipiente e podendo ser comprimidos.

Estado gasoso

Estado gasoso

Assim, quando uma substância recebe ou perde energia na forma de calor, ela muda de estado físico. Com isso, ela continua sendo a mesma substância, mas mudou somente a organização de suas partículas constituintes. Dependendo do tipo de interação entre essas partículas, isto é, dependendo da intensidade das forças intermoleculares, a quantidade de energia necessária para provocar a mudança de estado físico varia. Se a força intermolecular for bem intensa, precisará de mais energia, ou seja, precisaremos aquecer bastante a substância para mudá-la de estado físico e vice-versa.

Existe ainda um quarto estado da matéria que não é muito estudado porque quase não é encontrado aqui na Terra, que é o plasma. Este, por sua vez, é um conjunto quente e denso de átomos livres, elétrons e íons, com distribuição quase neutra e comportamento coletivo. Para formar esse estado, é necessário que a matéria no estado gasoso seja aquecida a temperaturas elevadíssimas, como ocorre, por exemplo, no núcleo das estrelas, como o do nosso Sol, em que existem certas regiões de sua superfície que estão em aproximadamente 84.000ºC.

Explicação:

Espero ter ajudado !!

Perguntas interessantes