Crie uma situaçao de conflito no ambiente de trabalho ou na area da saude e crie uma suluçao para este conflito
Soluções para a tarefa
MENU CATEGORIAS
BLOG DO JRM

10 exemplos de conflitos organizacionais que podem ser evitados
Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de outubro de 2018
Um ambiente de trabalho positivo e equilibrado, sem conflitos organizacionais é, sem dúvidas, um fator decisivo para a conquista de quaisquer metas ou resultados organizacionais. Isso porque se o clima corporativo não for favorável, automaticamente os impactos nas performances seguirão pelo mesmo caminho.
Se um profissional não consegue se relacionar de forma pacífica com outro colega, por exemplo, dificilmente conseguirá apresentar bons rendimentos em um trabalho que exige força coletiva, não é mesmo? Ou melhor, se os colaboradores não estão motivados ou satisfeitos com algum aspecto relativo à empresa como o salário, por exemplo, dificilmente os resultados serão benéficos ou rentáveis para a organização em questão.
Sabemos que em qualquer negócio existem sim as diferenças. Isso porque qualquer empresa é composta por pessoas com carreiras, educação e personalidades diferentes umas das outras. E, em função disso, conflitos ou divergências de opiniões podem favorecer e muito o crescimento e desenvolvimento da equipe e dos trabalhos executados quando acometidos de forma profissional, madura e objetivando mudança, novas ideias e, principalmente, a inovação nos serviços prestados.
Quando os conflitos organizacionais superam o ambiente profissional, prejudicam o clima organizacional e passam a afetar o lado pessoal dos colaboradores, a empresa pode passar a ser impactada de forma negativa e nada satisfatória. Isso gera uma série de danos e malefícios como: queda na produtividade, indisciplina e rebeldia dos funcionários, baixo desempenho, desmotivação, entre outros.
Por isso, evitar estes conflitos e discórdias do ambiente empresarial é um fator cada vez mais importante na busca por resultados positivos.
Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!
Principais conflitos organizacionais e como evitá-los
Confira 10 exemplos de conflitos organizacionais presentes nas empresas e como eles podem ser evitados:
1. Ambiente de trabalho hostil
Este é, sem dúvida, um dos conflitos mais presentes dentro das empresas que pode se dar tanto entre colaboradores quanto entre líderes e seus subordinados. A rivalidade e hostilidade presentes no ambiente de trabalho influenciam não só os resultados e as atividades executadas como também passa a ser uma corrente negativa que podem impactar outros trabalhadores.
Se um profissional possui conflitos com seu supervisor seja por insubordinação, pensamentos opostos ou mesmo por autoritarismo, por exemplo, a tendência é que ele influencie mais colegas a terem o mesmo comportamento e não o contrário.
Neste sentido, é fundamental que os gestores estejam sempre atentos e dispostos a melhorar e propiciar uma atmosfera de trabalho saudável e estimulada ao desenvolvimento onde os funcionários se sintam constantemente valorizados e bem relacionados uns com os outros. Por isso, promover a liberdade de expressão, o respeito e o bom convívio entre colaboradores é fundamental.