crie uma crônica que narre um fato e ao mesmo tempo nos faça refletir sobre o assunto em destaque.
Soluções para a tarefa
Resposta: A crônica narrativa é um gênero literário típico dos séculos XX e XXI. O cronista – aquele que escreve as crônicas – é uma espécie de observador do cotidiano: cenas corriqueiras, ações banais ou acontecimentos inusitados são sempre temas de ótimos textos desse gênero.
Saiba mais: Leia sobre este grande nome da crônica brasileira
Características
Embora seja um gênero textual com limites bem flexíveis, podendo muitas vezes aproximar-se do gênero conto, a crônica possui algumas características presentes em quase todas as grandes composições:
Tematizar situações cotidianas: diálogos entre casais, cenas em um restaurante, momentos em uma estação de metrô são temas comuns em crônicas.
Linguagem leve: o uso do nível coloquial da língua é bem-vindo nas crônicas. Em alguns casos, o humor ou, ainda, o tom poético pode marcar a linguagem usada nesse gênero.
Narrativas curtas: em geral, as crônicas não são textos longos. Os enredos costumam durar, no máximo, poucas horas, e, em geral, a narrativa ocorre em um ou dois cenários.
Poucos personagens: por ser uma narrativa curta, é comum que as crônicas representem apenas um pequeno grupo de pessoas e, em muitos casos, apenas um personagem surge no texto.
Para produzir qualquer texto, é necessário projetar bem antes de escrever e, depois de feito, revisar o material produzido. A inspiração é importante, mas sem planejamento e esforço, escrever nunca é tarefa fácil.
Para além dos aspectos gerais da produção de texto, é necessário ser um bom observador do cotidiano ao tentar produzir crônicas. Isso porque o cerne desse tipo de texto é a visão original do cronista sobre fatos que quase todos enxergam, mas quase ninguém significa da forma com que o autor o faz.
Pensar em um grupo reduzido de personagens e cenários é uma estratégia interessante para fazer uma boa crônica.
Por fim, é importante tentar sempre usar uma linguagem leve e, se for o caso, bem-humorada ou, ainda, poética para produzir suas crônicas narrativas.
Explicação passo-a-passo: Espero ter ajudado :)