Crie uma aplicação que possa calcular uma equação do segundo grau com os dados que o usuário informar.
Lembre-se que uma equação do segundo grau completa pode existir três tipos possíveis:
Raízes diferentes;
Raízes iguais;
Não admite solução real;
Quando a equação do segundo grau não admitir uma solução real, deve ser tratada como uma exceção no Java e para isso crie uma exceção para capturar este comportamento.
Soluções para a tarefa
Blocos try/catch/finally
O bloco try tenta processar o código que está dentro, sendo que se ocorrer uma exceção, a execução do código pula para a primeira captura do erro no bloco catch. O uso do try serve para indicar que o código está tentando realizar algo arriscado no sistema.
O bloco catch trata a exceção lançada. Caso a exceção não seja esperada, a execução do código pula para o próximo catch, se existir. Portanto, se nenhum do bloco catch conseguir capturar a exceção, dependendo o tipo que for, é causada a interrupção ao sistema, lançando a exceção do erro. Um exemplo do uso desse bloco é visto em transações de Rollback, onde são utilizados para que a informação não persista no banco se for capturada uma exceção nesse bloco catch.
A bloco finally sempre finaliza a sequência de comandos do sistema, independente de ocasionar algum erro no sistema. Esse bloco é opcional, não sendo obrigatório sua inserção na sequência try/catch. É usado em ações que sempre precisam ser executadas independente se gerar erro. Um exemplo é o fechamento da conexão de um banco de dados.