CRIE UM TEXTO:
QUAIS OS BENEFICIOS DE DIRIGIR?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No Brasil, um dos países que mais contabiliza mortes no trânsito, é importantíssimo saber o que é direção defensiva. Nos últimos anos, o índice tem girado em cerca de 40 mil óbitos por ano – estatística que muitas guerras modernas não conseguem igualar.
Um bom percentual desses acidentes, porém, poderia ser evitado se mais motoristas praticassem a direção defensiva, conjunto de hábitos e procedimentos que é ensinado nos cursos de habilitação.
Muitos condutores, porém, trocam esses hábitos por seus próprios vícios ao volante e acabam cometendo inúmeras imprudências. É por isso que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) exige o curso de direção defensiva como requisito para aprovação da carteira de motorista.
Neste texto, você vai entender que hábitos são esses, como colocá-los em prática e também como estudar mais sobre o assunto. Vamos lá?
Afinal, o que é direção defensiva?
Segundo o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), direção defensiva ou ainda direção segura é a melhor forma de dirigir e se comportar no trânsito. Para isso, o motorista deve trabalhar dois tipos diferentes de decisões: as preventivas e as corretivas.
O que são práticas preventivas e corretivas de direção defensiva?
As práticas preventivas são aquelas que o condutor deve tomar para prevenir qualquer tipo de acidente. Entre elas, estão a manutenção preventiva e periódica dos veículos e a postura correta do condutor, estando concentrado em todo o momento em que estiver à frente do volante.
Respeito à velocidade e análises de condições de pista, como curvas, buracos, interdições, declives, chuva e ventos fortes também são importantes.
Já as práticas corretivas dizem respeito ao que o motorista pode fazer em uma situação considerada de risco, em que certas decisões precisam ser tomadas com rapidez. Um exemplo é saber como desviar de um acidente que acontece à sua frente, evitando o risco de um engavetamento, por