História, perguntado por willyamkauadasilvava, 3 meses atrás

Crie um texto explicando como se deu o processo de industrialização da Inglaterra e como este mudou o modo de se viver em nosso planeta, explique o que foi, onde, como e quais os motivos desencadearam a revolução industrial. Ainda em seu texto explique o que foi o Ludismo e qual a sua diferença em relação aos sindicatos, por fim aponte como era a vida dos empregados nas fábricas e fora delas, comparando com a vida dos patrões, em sua opinião a diferença entre os patrões e os empregados mudou muito?
(Mínimo 20 linhas)



Texto: revolução industrial

Soluções para a tarefa

Respondido por MaduSilva22
0

Resposta:

Explicação:

A revolução industrial se deu num período conhecido como "Era das Revoluções" e eclodiu na Inglaterra durante a segunda metade do século XVIII. Dentre os fatos que pavimentaram o caminho para tal acontecimento estão os cercamentos, onde os mansos comunais passavam a ser pastos privados, fornecendo matéria-prima para as cidades, além de mão-de-obra, uma vez que os camponeses foram forçados a migrar para as cidades. Também, o Ato de Navegação em 1651 possibilitou a expansão da marinha e junto a isso, a condição de exportação. Ademais o puritanismo, religião difundida na Inglaterra, tinha como preceito a acumulação de bens, o que possibilitaria os investimentos necessários para a industrialização.

Caracterizada pela substituição da manufatura, força natural e/ou humana pela maquinofatura, força a partir da transformação físico-química, causando um aumento no ritmo de trabalhando bem como um aumento na produção.

Esse advento também trouxe consequências consigo, desde imediatas até as que perduram nos dias atuais. Num primeiro momento, com a massiva chegada de mão de obra, houve o inchaço urbano, causando uma necrose da tecidura social urbana. A alta demanda por moradias, fez com que lugares precários em regiões periféricas começassem a ser disponibilizados. Tais regiões eram assolados por problemas como a violência urbana, pobreza e criminalidade. Além disso, o ritmo de trabalho impostos aos trabalhadores não condizia com a necessidade de repouso humana.

Para mais, as consequências para os dias atuais incluem nossa sociedade capitalista consumista e os problemas ambientais junto a isto. Junto ao crescimento constante da produção, há o estímulo ao consumo. Entretanto, a alta na demanda por matéria prima, também acarreta no maior consumo de recursos naturais e produção de resíduos, que contribuem para mudanças climáticas.

Ainda, uma nova divisão social surgiu, onde a classe burguesa era proprietária dos meios de produção e enriquecia através da exploração do proletário (trabalhadores) que tinham a necessidade de vender sua força de trabalho para sobreviver.

Frente a tais condições de trabalho, o ludismo surgiu como um movimento protestante contra estas e a substituição da mão-de-obra humana, quebrando máquinas e realizando ações em prol de sua causa. Entretanto, perdem força contra os sindicatos, que surgem fortes como associação e tinham manifestações mais organizadas pelos direitos dos trabalhadores.

Nos dias atuais, a classe trabalhadora conquistou vários direitos para si. Todavia, existe um contraste entre empregados de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Enquanto em um lugar existe maior segurança para essa classe, em outro não o há. Para exemplificar, tomemos o exemplo da indústria têxtil em países asiáticos ou ocidentais, onde há condições que favorecem as empresas, sejam de incentivos fiscais ou mão-de-obra muito barata.

OBS: Não soube muito bem como fazer o final, mas está aí, espero que ajude de alguma forma.

Perguntas interessantes