História, perguntado por edilmasantosnascimen, 3 meses atrás

crie 10 pontos sobre a monarquia República Romana​

Soluções para a tarefa

Respondido por rosangelaoliveiraben
0

Resposta:

Monarquia Romana, foi um período da história da Roma antiga dominado pelos reis sabinos e etruscos (esses povos junto com os latinos e os gregos formaram o povo romano), entre 753 a.C. a 509 a.C. O controle da cidade-estado de Roma era efetivado por três poderes: o Rei, o senado e o povo. Aos reis cabiam as funções militares, judiciais e religiosas. Ao senado (do latim senex “anciãos”) era o conselho consultivo do rei que tomava decisões na sua ausência, e elegia um novo rei que tinha a aprovação do povo. O povo era divido em 30 cúrias (co urias do latim “ associação de homens”).

Durante este período tiveram vários acontecimentos importantes para a história da Roma Antiga, tais como: a unificação dos vários povos que originaram a cidade de Roma nome derivado provavelmente de Rumon, que era a forma que os latinos chamavam o rio Tibre; a drenagem dos pântanos da região do Lácio despejando dejetos diretamente no Rio Tibre a chamada Cloaca Máxima (do latim Maior Esgoto) que existe até os dias de hoje; a cidade começa se fortificar no estilo etrusco e atraiu vários artesãos e comerciantes, o que muitos historiadores acreditam ter sido as origens do plebeus, que se anexaram na nova cidade formada pelos patrícios e clientes, a população originária da cidade.

Neste período produziu-se poucos documentos e há muitas ficções que se mesclam com a realidade, principalmente atribuído ao primeiro dos sete reis desse período: Rômulo, seguido por Numa Pompílio, Tulo Hostílio, Anco Márcio, seguidos pelos etruscos Tarquínio Prisco, Sérvio Túlio e Tarquínio, o Soberbo.

A monarquia romana está associada aos relatos de antigos historiadores do final da República Romana, muitas vezes distorcidos e que tende a engrandecer os feitos dos reis. Os documentos desse período da história romana são insuficientes para comprovações, mas refutam boa parte do que foi narrado pela tradição que traz aspectos obscuros e lendários. O que os historiadores conseguiram afirmar é que Roma neste período já era uma cidade-estado desenvolvida, principalmente na arquitetura e nas instituições públicas.

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes