Criar um texto de 25 linhas, título: O que precisa mudar na educação pública.
Soluções para a tarefa
Atualmente, no Brasil, o número de crianças e adolescentes que não frequentam a escola ou que a abandonam é cada vez maior. Muito disso deve-se a péssima qualidade na infraestrutura e a falta de acessibilidade a uma educação de qualidade.
Crianças vindas da periferia e do interior são as maiores prejudicadas, pois para estas sobram escolas caindo aos pedaços, em áreas de risco e um ensino muito inferior ao que é aplicado nas instituições particulares. Esta evasão escolar, além de prejudicar o país como um todo, é um dos grandes motivadores para o início da criminalidade pois, como já dizia Kant ''o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele'', provando que com pouco ou nenhum estudo, as oportunidades de empregos dignos tornam-se pequenas e a vida criminal torna-se a única saída.
Além destes fatores, o ensino brasileiro segue um modelo muito antigo e pouco eficiente, nao garantindo que, após a formação escolar, os alunos saiam qualificados para o mercado de trabalho e para a classificação em boas universidades.
Para mudar esta realidade é necessário que o governo estenda a educação para todas as camadas sociais, não diferenciando sua população que, por direito, merece o mesmo tratamento. Jovens de classe social mais baixa merecem a atenção e o zelo do poder público, que tem por obrigação oferecer cursos profissionalizantes e boa infraestrutura nas comunidades carentes, diminuindo assim o desinteresse dos mesmos.
Também é preciso dar mais valor aos docentes, tratando-os com respeito e dignidade que merecem, garantindo seus direitos, ouvindo seus projetos e garantindo um salário que corresponda ao grande feito que é formar novos cidadãos.
Aulas que despertam as mais diversas habilidades e o pensamento crítico dos jovens devem ser dadas desde a educação infantil até o ensino médio, pois apenas a educação e o conhecimento é capaz de impulsionar o país para o crescimento moral e ético que tanto faz falta. É necessária a Responsabilização de gestores e políticos, Projetos para uma Lei de Responsabilidade Educacional (nos moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal) tramitam no Congresso. A dificuldade é dosar que tipos de punições estariam previstos para secretários, prefeitos e demais gestores da educação.