CRIAR UM PEQUENO TEXTO DISSERTATIVO COM O TEMA " O USO EXAGERADO DAS REDES SOCIAIS " , UTILIZANDO PELO MENOS CINCO FIGURAS DE LINGUAGEM .
Soluções para a tarefa
1. RESUMO
O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo verificar a eficácia do uso das redes sociais na educação, bem como, observar o trabalho docente com o uso das mídias sociais, reconhecer as possibilidades do uso das redes na construção do conhecimento e verificar o processo de ensino e aprendizagem com a utilização das mídias. Para o estudo realizado utilizou-se a metodologia observação participante. As perguntas da entrevista foram semiestruturadas para compreensão do entendimento de cada entrevistado, contemplando o modelo de respostas abertas, para entender melhor a concepção dos estudantes e perguntas para o professor da classe para que pudesse analisar o olhar do docente diante sua proposta de ensino. Foram entrevistados 4 alunos do curso de normalistas do Colégio Estadual Euclydes da Cunha, com o intuito de contemplar ambas as partes. As leituras de Belloni, Coll, Kenski, Lorenzo, Moran dentre outros, foram essenciais para a fundamentação teórica da pesquisa. Concluiu-se que a abordagem utilizada durante todo o processo ensino-aprendizagem, irá definir o tipo de profissional que estamos formando pNas considerações finais, apresento as minhas conclusões sobre a eficácia do uso das redes sociais na educação ao observar o trabalho docente na escola campo de pesquisa reconhecendo todas as possibilidades do uso das redes sociais na construção do conhecimento e o prazer dos alunos durante as aulas ministradas com o uso das tecnologias.
3. TECENDO O CONHECIMENTO EM REDES SOCIAIS
Desde a década de 90, com a origem da Internet, a conexão entre as pessoas fica mais fácil, e com o aprimoramento desta tecnologia da informação, surgem os recursos tecnológicos. Pensa-se logo na televisão, no telefone e, principalmente, no computador, mas, em se tratando de educação, qualquer meio de comunicação que completa a ação do professor é uma ferramenta tecnológica na busca da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
As Redes Sociais têm o objetivo de integrar, compartilhar informações em comum, entreter e aproximar pessoas. Cada perfil tem sua finalidade e preferência nas relações.
Para Souza e Sá (2016, p.5) hoje, existem muitas Redes Sociais e funções para diversas áreas: profissional como o onde se publica o currículo em círculos de amizade pré-concebido para que se obtenha sucesso na carreira.
Instagram, uma rede onde o foco são fotos um aplicativo de mensagens instantâneas onde existe a possibilidade de compartilhamento de vídeos, mensagens de voz e de texto.
Entende-se que o uso das redes sociais tem sido de grande importância na atual sociedade. As informações em tempo real, proporcionam aos usuários uma interação virtual e, com ela, a necessidade de mais informações difundidas ao mesmo tempo. Com todas essas disponibilidades tecnológicas, muitas pessoas, instituições educacionais, empresas têm aderido às redes sociais para uma nova relação digital.
O autor citado destaca que dentre as características mais utilizadas nesses espaços de novos relacionamentos, estão os interesses em novas pessoas, interesses em comum, o fato de diálogo e discordância dentre assuntos de grande repercussão, assuntos sempre atuais e fatos que sempre são lembrados, bem como o uso para fins educacionais, como compartilhamentos de ideias pedagógicas, assuntos de destaque e situações problema vividos diariamente entre os professores.
Criação de grupos de estudos ou assuntos específicos, também se mostram em alta nas Redes Sociais.
Para fins educacionais, os aplicativos têm se mostrado bastante úteis, pois algumas ferramentas se mostraram aplicáveis dentro da prática diária, e também como extensão nas rotinas de trabalhos extras, aqueles em que o aluno leva a
Os recursos das comunidades permitem a inclusão de vídeos, links, documentos e mensagens de textos ou de voz.