Crianças que nascem com um defeito no septo que separa os dois ventrículos têm, como principal sintoma, uma sensação de cansaço e falta de energia para realizar até as tarefas mais simples.
a) Explique o sintoma relatado no enunciado, a partir dos seus conhecimentos sobre a estrutura do coração.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Essa comunicação entre os ventrículos cardíacos faz com que o sangue perca força na hora de ser ejetado, pois ocorre o contato entre as duas câmaras, isso resulta na perda de pressão sanguínea, deixando o suprimento cardíaco abaixo do esperado.
Outro ponto é que pode ocorrer a passagem de sangue menos oxigenado para o ventrículo esquerdo, isso faz com que o sangue que corre para a circulação sistêmica seja um sangue sem tanto volume de oxigênio, causando assim a "falta de ar".
Resposta:
a) No ventrículo direito passa o sangue venoso, rico em gás carbônico. Já no ventrículo esquerdo, passa o sangue arterial, rico em gás oxigênio. Com o defeito no septo, ocorrerá a mistura dos dois tipos de sangue. Desta forma, o sangue que será mandado para os sistemas levará menos oxigênio. Este gás é fundamental para a produção de energia nas células dos tecidos, assim, com menos oxigênio chegando, haverá uma menor produção de energia, explicando o cansaço do paciente.
b) O aluno deverá desenhar um coração dividido nas quatro câmaras, mas com um espaço entre os ventrículos direito e esquerdo. Deve ser um esquema bem simplificado, pode ser um coração do tipo romântico, mas dividido.