Criança pelo mundo:
Como e bom ser criançal Brincar, sonhar, estudar, fazer amigos. Em
todo mundo as crianças tem um talento próprio, compartilhado em todo
lugar, que é transformar qualquer situação em brincadeira.
Questão 6: Baseado nessa afirmação acima escreva dois tipos de
brincadeiras praticadas por todas as crianças no mundo, mesmo que seus
costumes sejam diferentes.
---------------------------------------
---------------------------------------
Alguém pode me ajudar
Soluções para a tarefa
PARE: Uma criança joga a bola para o alto e grita o nome de uma outra criança, que deverá pegar a bola. Se ela pegar, repete-se a dinâmica. Caso não pegue a bola, todos devem correr e, assim que a criança pegar deve gritar: “PARE”. O que obriga todos a pararem. A criança com a bola dá três longos passos em direção ao mais próximo e atirar a bola nele.
JANKEN PON: É um joguinho utilizando apenas as mãos. As crianças precisam saber três gestos com as mãos: mão fechada (pedra), mão fechada e apenas os dedos indicado e maior abertos (tesoura) e mão totalmente aberta (papel). Depois de gritar “JANKEN PON”, os participantes devem fazer, imediatamente, um dos gestos (pedra, papel ou tesoura). Para saber quem ganhou basta comparar os símbolos:
GATO E RATO: Uma criança é o gato e a outra o rato. O restante das crianças deve formar um círculo de mãos dadas, com o rato no interior da roda e o gato do lado de fora. Enquanto as crianças se movimentam em círculo, elas dizem a seguinte rima: "Que horas são? Já deu uma hora. O gato está em casa? Ele quer comer agora". Assim que a rima terminar, as crianças param de se mover e soltam as mãos. Então, o gato pode entrar e sair do círculo para tentar pegar o rato, mas deve seguir o mesmo caminho que o rato. Quando o rato for capturado, escolha mais duas crianças para assumir os papéis dos animais e repita o jogo.
LA GUARACA (corre-corre): As crianças sentam em círculo e uma é escolhida para correr com o lenço na mão e “escovar” a cabeça das crianças que cantam, “Corre, corre, la guaraca, el que mira para atrás, se le pega en la pelá). Quando o lenço é deixado nas costas de outra criança e se ela não perceber, vira um ovo cozido e se senta no centro. Mas se a criança perceber o lenço, pode correr e tentar sentar na posição do companheiro antes dele chegar. Caso não consiga, pega o lenço e continua o jogo.
Rayuela: O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Muito semelhante à nossa amarelinha.
MEU QUERIDO BEBÊ: As crianças sentam em roda e somente um jogador fica de fora (de preferência vendado). Enquanto isso, os outros participantes escolhem um dos colegas para deitar no chão e fazer o desenho do contorno do seu corpo com giz ou carvão. A criança que estava vendada tem que adivinhar de qual participante é o contorno no chão, se acertar, ela pontua. Caso erre, outra vai para o seu lugar.