Criança de 6 meses, chega ao pronto atendimento com história de febre de 38º C há 3 dias, 1-2 picos por dia, que cede com antitérmico, coriza nasal hialina, tosse rouca (como um latido de cachorro), e presença de sons inspiratórios. Evoluiu com desconforto respiratório com piora progressiva, e hoje se apresenta com cansaço mais acentuado, sendo trazida para atendimento. Ao exame, a criança encontra-se agitada, com cianose central, retração de fúrcula esternal à inspiração, retração intercostal e estridor inspiratório audível sem estetoscópio. A frequência respiratória é de 68 ipm, a frequência cardíaca de 160 bpm, com pulsos periféricos e centrais palpáveis e cheios, tempo de enchimento capilar 5 seg, pressão arterial 90/50 mm Hg. A oximetria de pulso revela saturação de O2 de 80%.
1 - Trace três diagnósticos de enfermagem compatíveis os dados descritos neste caso clínico. Lembre: diagnóstico de enfermagem.
2 - Aponte no mínimo 5 intervenções de enfermagem, justificando a importância de cada uma destas intervenções (OBS: explique fisiologicamente a importância das intervenções citadas).
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Olá!!!
Espero ter ajudado!!!
1- Avaliando o caso clico em questão pode-se perceber que há a obstrução das vias aéreas superiores, o que resultou em uma insuficiência respiratória aguda. E as causas podem ser diversas, mas supõe-se que provem principalmente por conta de laringite, ate porque os sintomas descritos se assemelham bastante aos da laringite.
2- Como intervenções podemos citar: liberar as vias aéreas através do posicionamento da cabeça, alinhamento do meato auditivo com a parte anterior do ombro, aspiração das vias aéreas. Como a criança apresenta uma respiração e frequência respiratória ainda efetiva e satisfatória pode-se fazer a utilização de O2 com um fluxo de 10 a 15 minutos.
Espero ter ajudado!!!
Perguntas interessantes
Informática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás