Crescimento e terminação são as fases menos preocupantes dos suínos, desde que, ao iniciarem as mesmas, apresentem um peso compatível com a idade e boas condições sanitárias. Assim sendo, pode-se dizer que o sucesso nessas fases depende de um bom desempenho na maternidade e na creche. Considerando o contexto, analise as armativas a seguir. I - Deve-se suspender a alimentação algumas horas antes do abate. II - Os animais são abatidos com 50 kg de peso vivo. III - Cuidados no transporte evitam perda na qualidade da carne devido ao estresse. IV - Os animais chegam no frigoríco e vão direto para o abate. V - Deve-se suspender o consumo de água assim que chega no frigoríco. É correto o que se arma em: CONTADOR DE TEMPO I e III, apenas. I e V, apenas. II, III e IV, apenas. II, IV, V, apenas. I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom dia,
Betoiancoski
A resposta da questão solicitada é:
I e III, apenas.
O peso vivo entre 90 e 100 Kg tem sido o mais comum para abate de suínos em diversos países, embora sejam encontradas variações desde 50 Kg, usado para o chamado suínos leve no Reino Unido, ate 150 a 200 Kg usado na Itália para produção de pernil parma.
Recomenda-se em média de 8 a 12 horas de jejum na granja, antes do embarque, e de 18 a 24 horas no total, até o abate, Animais transportados com o estômago cheio podem morrer por parada respiratória, causada pela compreensão do diafragma.
Para evitar a perda da qualidade da carne suína durante o período pré-abate alguns cuidados devem ser tomados. Nesta etapa da produção, o manejo pré-abate tem papel fundamental no bem-estar animal e na qualidade das carcaças.
Os animais devem ter livre acesso a água limpa e abundante (15% dos animais devem poder beber água simultaneamente) e, se mantidos por mais de 24 horas, devem ser realimentados em intervalos regulares
“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier