Crepúsculo dos ídolos ou filosofia a golpes de martelo (1888).
Por que você acha que a obra recebeu este nome?
Soluções para a tarefa
Respondido por
97
Resposta:
O título é uma paródia do título de uma opera de Wagner, Crepúsculo dos deuses. No subtítulo, a palavra "martelo" deve ser entendida como marreta, para destroçar os ídolos, e também como diapasão para, ao tocar as estátuas dos ídolos, comprovar que são ocos
viniciuscarvalhocomb:
muito obgd
Respondido por
13
Há dois motivos mais famosos:
- O crepúsculo dos ídolos é o ocaso dos ídolos filosóficos, mais precisamente Platão e Sócrates, que representam, para Nietzsche o lado apolíneo da filosofia, enquanto o próprio Nietzsche considera-se o último discípulo de Dioniso, deus grego contrastante com Apolo. Os goles do martelo, assim, formam o método crítico e ácido que Nietzsche exerce a derrubada destes ídolos históricos, por meio de seus aforismos.
- Nietzsche foi um grande amigo e depois um grande rival intelectual de Richard Wagner, compositor alemão. Nietzsche era apaixonado pela mulher de Wagner, Cósima, filha do compositor Liszt, e começou a ter diversas discordâncias com Wagner em relação ao nacionalismo alemão e às teorias filosóficas quanto à vontade de poder do homem. Crepúsculo dos ídolos, assim, é uma paródia da grande ópera wagneriana, Crepúsculo dos Deuses, que conta uma parte da história d'O Anel dos Nibelungos.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/21981403
Anexos:
Perguntas interessantes