CRASE Nas frases seguintes (questões 1 a 8), omitiu-se propositalmente o acento indicativo de crase. Reescreva-as, colocando o acento adequadamente. 1. A moça me disse ontem que a lua estava linda. A noite me telefonou e me animou a chegar a janela. 2. Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar a noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. 3. A noitinha a mãe chegou, viu a caixa, mostrou-se satisfeita, dando a impressão de que já esperava a entrega do volume. 4. Perguntei por que não tinha ido a escola, respondeu que não ia mais, nunca mais, e me contou a história do cavalo. Disse que não adiantava ir a escola porque estava resolvido a fugir. 5. O homem já estava solto, graças a intervenção do cônsul holandês, a quem ele se fez compreender com meia dúzia de palavras holandesas. 6. Levantava cedo, tomava seu café com leite e saía as pressas para a rua. Voltava, as vezes, meia hora depois. No jantar era o primeiro a chegar a mesa. 7. Caminhava passo a passo a procura de um lugar onde pudesse estar a vontade. 8. Perguntou a ela, a meia voz, se estava disposta a contar as novidades as colegas. 9. Nos enunciados a seguir, transcreva as expressões em que ocorre crase, acentuando-as devidamente
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. A moça me disse ontem que a lua estava linda. A noite me telefonou e me animou a chegar à janela.
2. Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui.
3. A noitinha a mãe chegou, viu a caixa, mostrou-se satisfeita, dando a impressão de que já esperava a entrega do volume.
4. Perguntei por que não tinha ido à escola, respondeu que não ia mais, nunca mais, e me contou a história do cavalo. Disse que não adiantava ir à escola porque estava resolvido a fugir.
5. O homem já estava solto, graças à intervenção do cônsul holandês, a quem ele se fez compreender com meia dúzia de palavras holandesas.
6. Levantava cedo, tomava seu café com leite e saía às pressas para a rua. Voltava, às vezes, meia hora depois. No jantar era o primeiro a chegar à mesa.
7. Caminhava passo a passo a procura de um lugar onde pudesse estar à vontade.
8. Perguntou à ela, a meia voz, se estava disposta a contar as novidades às colegas.
Explicação:
Resposta:
a) "A moça me disse ontem que a lua estava linda. À noite me telefonou e me animou a chegar à
janela." (Otto Lara Resende)
b) "Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá
como aqui." (Rubem Braga)
c) "À noitinha a mãe chegou, viu a caixa, mostrou-se satisfeita, dando a impressão de que já esperava a entrega do volume." (Lourenço Diafèria)
d) "Perguntei por que não tinha ido á escola, respondeu que não ia mais, nunca mais, e me contou a história do cavalo. Disse que não adiantava ir à escola porque estava resolvido a fugir."
(José J. Veiga)
e) "O homem já estava solto, graças á intervenção do cônsul holandês, a quem ele se fez compreender com meia dúzia de palavras holandesas." (Lima Barreto)
f) "Levantava cedo, tomava seu café com leite e saía às pressas para a rua. Voltava, às vezes, meia hora depois. No jantar era o primeiro a chegar à mesa." (Marcos Rey)
g) Caminhava passo a passo a procura de um lugar onde pudesse estar á vontade.
h) Perguntou a ela, á meia voz, se estava disposta a contar as novidades as colegas.
Explicação:
minha professora de Português que respondeu