Crase: "Cabe a população" ou "Cabe à população" ?
Soluções para a tarefa
As duas frases podem estar corretas, dependendo do contexto.
Em "cabe à população", entende-se que "à população" seja complemento indireto do verbo "cabe". O sentido é de que alguma coisa cabe à população, ou seja, é dever da população.
Já em "cabe a população", entende-se que "a população" seja sujeito do verbo "cabe". O sentido é de que a população cabe em algum lugar.
Veja alguns exemplos:
"Cabe à população fiscalizar a atuação dos governantes."
= É dever da população fazer essa fiscalização.
"Nesse espaço, não cabe a população inteira daquele bairro."
= A população inteira não cabe nesse espaço.
Só há crase quando há junção da preposição "a" com o artigo "a". Ex.:
"Não cabe a + a população julgar o criminoso."
"Não cabe à população julgar o criminoso."
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18096895
As duas formas de escrita, com ou sem crase, podem estar corretas, e por isso é importante observar o contexto em que as mesmas estão inseridas.
As crases devem ocorrer somente nos casos em que há junção de preposição "a" com artigo "a", e deve existir apenas antes de palavras femininas.
Se a frase "cabe a população" for escrita sem crase, a palavra "população" é sujeito do verbo "cabe", indicando que a população cabe em algum lugar. Já se frase for escrita com crase, "cabe à população", a "população" estaria como complemento indireto do verbo "cabe", indicando que é dever da população.
Uma forma recorrente e prática de se analisar se a palavra necessita ser craseada ou não é substituir o termo feminino que vem logo em seguida por um termo masculino. Se ao realizar a substituição por um termo masculino semelhante de sentido e significado, e nisso o "a" virar "ao", deve haver crase no "a". Porém, se "a" não virar "ao", não deve haver crase no "a".
Veja mais sobre crase em:
brainly.com.br/tarefa/20837068