(CPS-SP) Há muitos conceitos físicos no ato de empinar pipas. Talvez por isso essa brincadeira seja tão divertida. Uma questão física importante para que uma pipa ganhe altura está na escolha certa do ponto em que a linha do carretel é amarrada ao estirante (ponto P), conforme a figura. Na figura, a malha quadriculada coincide com o plano que contém a linha, o estirante e a vareta maior da pipa. O estirante é um pedaço de fio amarrado à pipa com um pouco de folga e em dois pontos: no ponto em que as duas varetas maiores se cruzam e no extremo inferior da vareta maior, junto à rabiola. Admitindo que a pipa esteja pairando no ar, imóvel em relação ao solo, e tendo como base a figura, os vetores que indicam as forças atuantes sobre o ponto P estão melhor representados en
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta é a letra A.
Explicação:
Pois há a força de tração da corda puxando para baixo, enquanto a força do vento puxa para cima, dividida em dois. (A imagem com as alternativas está em anexo.)
Pelas ligações entre o fio do carretel e estirante e, considerando que o fio do carretel tem como objetivo não deixar o vento levar a pipa e o estirante ligar o fio a pipa que o vento força a ganhar altura, podemos afirmar que a figura que melhor representa as forças atuantes no ponto P é a da alternativa a) (Ver figura).
Como encontrar as forças no ponto P?
Para isso devemos:
- Analisar quais forças estão sendo exercidas no ponto P: forças de tração no fio do carretel e estirante.
- Como essas forças são exercidas no ponto P: ocorrem devido a presença dos fios de carretel e estirante
- Qual a origem dessas forças:
- tração no fio do carretel para fazer com que a pipa não voe
- trações nos fios do estirante: forças que o vento transmite a pipa
Com isso, podemos afirmar que a direção da tração no fio do carretel é para o chão e das forças de tração no estirante são para o céu (Alternativa a).
Quer mais exercícios sobre vetores e direções? Acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/17235949
#SPJ2