Português, perguntado por julio6732, 10 meses atrás

COVID-19: BRASIL TEM 16.118 MORTES E 241.080 CASOS CONFIRMADOS
Em 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 485
óbitos e 7.938 infectados. Governo diz que 94.122 pessoas estão curadas
17/05/2020


Ministério da Saúde confirmou 485 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com o balanço divulgado neste domingo (17), O Brasil acumula 16.118 pessoas mortas por conta da doença respiratória provocada pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade está em 6,7%.
O número de infectados cresceu 7.938 e agora são 241.080 diagnosticados em todo o país. O governo federal estima, ainda, que 94.122 já estão curados. O primeiro registro oficial foi confirmado no dia 26 de fevereiro, no entanto, a pasta investiga 39 casos que podem ter ocorrido antes dessa data.
Há também 130.840 ocorrências em acompanhamento e 4.450 óbitos em investigação. "São considerados como 'em acompanhamento' todos os casos notificados nos últimos 14 dias pelas Secretarias Estaduais de Saúde e que não evoluíram para óbito", explica Ministério da Saúde.
R7
1) Pela estrutura e pela linguagem utilizada este texto é: *
4 pontos
Uma crônica
Uma notícia
Uma reportagem
Um conto
2) A finalidade deste tipo de gênero textual é: *
4 pontos
Informar o leitor.
Promover uma ideia.
Discorrer sobre um assunto atual.
Descrever um acontecimento.​

Soluções para a tarefa

Respondido por JuuhS20
4

Oi! Tudo bem? Espero que sim. s2

Explicação:

   A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano; a reportagem extrapola os limites da notícia, pois não tem como única finalidade noticiar algo.

   A reportagem apresenta elementos que não são encontrados na notícia:

  •     Emprego do discurso direto e do discurso indireto: Na notícia, o discurso predominante é o indireto, enquanto na reportagem os dois tipos de discurso mesclam-se para melhor construir os significados do texto;
  • Polifonia: No gênero textual notícia, a única voz presente é a do repórter. Na reportagem, é comum encontrarmos o recurso da polifonia, pois nesse gênero existem elementos como entrevistas com testemunhas e/ou especialistas. Esses elementos permitem que o jornalista, ao apresentar outras vozes no texto, isente-se da apresentação dos fatos;
  • A reportagem é assinada pelo repórter, a notícia, não. Isso acontece porque a reportagem é construída a partir de um ângulo pessoal, com contornos narrativos bem marcados, enquanto a notícia é objetiva e imparcial;
  • Meios de divulgação: A reportagem é mais frequente em revistas e em edições específicas de jornais (geralmente publicadas nas edições de finais de semana). Isso acontece porque o gênero textual reportagem apresenta uma estrutura textual mais complexa, fruto de uma investigação minuciosa do jornalista.

  • A reportagem apresenta elementos que não são encontrados na notícia, entre eles, levantamento de dados, entrevistas com testemunhas e/ou especialistas, análise detalhada dos fatos, recurso da polifonia (a voz do autor “convive” com outras vozes presentes no texto), o equilíbrio entre os discursos direto e indireto e a assinatura do jornalista. Esses elementos fazem com que a reportagem seja um gênero mais extenso do que a notícia e, por esse motivo, sua publicação restringe-se à revista (eletrônica ou física) e em edições especiais de jornais (como edições de finais de semana e feriados), visto que demandam maior tempo de leitura.

                   A crônica :

  • A crônica é um relato de acontecimentos, fatos, do tempo de hoje, fatos do cotidiano. É uma seção de jornal ou revista, na qual são abordados acontecimentos do dia-a-dia. Em sua estrutura predomina uma sequência de narrativas, com marcas subjetivas do produtor do texto.

  • Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax.

Perguntas interessantes