Biologia, perguntado por luizasshaua7g, 7 meses atrás

COVEST) Assinale a alternativa que designa os anexos embrionários e a placenta na figura de 1 a 5, nesta ordem. *

15 pontos



a) Saco vitelino, alantoide, âmnio, cório e placenta.

b) Alantoide, saco vitelino, placenta, âmnio e cório.

c) Placenta, saco vitelino, alantoide, cório e âmnio.

d) Cório, âmnio, placenta, saco vitelino e alantoide.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por eva1silva
5

Resposta:

Letra A

Explicação:

saco vitelínico, também chamado de vesícula vitelínica ou saco vitelino, é um anexo embrionário membranoso originado da ectoderme. O saco vitelínico armazena substâncias nutritivas para o desenvolvimento do embrião.

Âmnio: O âmnio, também chamado de bolsa amniótica, é um anexo embrionário que envolve o embrião de aves, répteis e mamíferos. Este anexo embrionário é uma membrana originada da ectoderme.

Cório: O cório é um anexo embrionário composto de uma fina película que envolve todo o embrião assim como todos os seus anexos embrionários. Ocorre em todos os répteis, aves e mamíferos (placentários e não-placentários). Nos répteis, aves e mamíferos ovíparos o cório (além de servir como proteção), tem função respiratória, permitindo a troca de gases do ovo com o ambiente

Alantoide: O alantoide é um anexo embrionário que ocorre em répteis, aves e mamíferos. O alantoide surge a partir de uma evaginação da parte posterior do intestino do embrião. Nos vertebrados ovíparos, este anexo embrionário servirá para armazenar as excretas produzidas pelo embrião durante o período de desenvolvimento e também auxilia na transferência de cálcio presente na casca dos ovos para a formação do esqueleto do animal que está se desenvolvendo.

Placenta: A placenta é um anexo embrionário exclusivo de mamíferos placentários. Este anexo permite ao embrião (e posteriormente ao feto) realizar trocas fisiológicas com o organismo materno. Estas trocas são, por exemplo, trocas gasosas, nutricionais e excretas.

A placenta também atua como um filtro impedindo a entrada de vários microrganismos para o feto, assim como regulando a entrada de hormônios e anticorpos. Ao contrário do que muitas pessoas, a placenta não “mistura o sangue do feto e da mãe.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes