Pedagogia, perguntado por caroliny13180, 6 meses atrás

×

course.content.assessment.attempt.menu

Exercício

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

Conteúdo do exercício

Olá,
Chegamos à Avaliação On-Line 5, denominada Atividade Contextualizada!

Espero que você aproveite cada informação disponibilizada em nosso material didático e não esqueça de que o seu Tutor também pode auxiliar você na avaliação, caso tenha dúvida, procure-o no Fale com o Tutor.

Lembre-se: sua opinião precisa ser baseada e justificada, respaldando cientificamente seu conhecimento e pensamento, pois não serão aceitas cópias de trechos e/ou postagens sem as devidas referências. 

Então vamos lá?

Um professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa solicitou aos seus alunos a elaboração de um Paper, abordando o seguinte tema: dificuldades de escrita e uso das normas da ABNT por alunos de universidades brasileiras. Ao receber as devolutivas dos alunos, o professor percebeu que seus próprios alunos apresentavam dificuldade em usar as normas da ABNT e principalmente em elaborar um parágrafo com qualidade. Com base nas dificuldades apresentadas pelos alunos, o professor sugeriu estratégias para saná-las. 

Com base no contexto apresentado acima, reflita e depois elabore um texto seguindo o que se pede nos itens 1, 2 e 3 a seguir: 

1 – Por que alguns alunos universitários em anos iniciais, assim como no caso acima, apresentam dificuldades na hora de escrever (elaborar) um trabalho científico? 

2- O que é um parágrafo? Como deve ser a estrutura interna do parágrafo? 

3 – Apresente estratégias que podem ser utilizadas pelos alunos para organizarem as suas ideias e elaborarem melhor seus trabalhos científicos.

Fazer uma atividade contextualizada respondendo as questões acima, pro dia 30/04.
Me ajudem, estou sem tempo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquersantana
2

Resposta:

É comum que alunos universitários nos anos iniciais, e mesmo já em fase de conclusão dos seus cursos superiores, tenham dificuldades na escrita e elaboração de um trabalho científico, seja um artigo, um relatório e/ou outros modelos. Isso se deve a alguns fatores, dentre os quais se destaca a ausência de cultura de leitura de textos científicos e a pouca ou quase nenhuma prática.

Ocorre que os alunos universitários vêm de uma tradição educacional de composição/elaboração de textos sob demanda, para uma avaliação, seleção, ENEM, ficando restritos aos tipos e gêneros textuais cobrados nessas situações, que geralmente não requisitam nenhum texto científico e conhecimento sobre metodologia científica (que não deve ser confundida com as normas de padronizações de trabalhos científicos elaboradas pela ABNT).

Assim, em geral, a dedicação dos estudantes antes de ingressarem no ensino universitário se dá em relação à leitura e estruturação de outros tipos e gêneros de textos, uma narração, uma descrição, textos jornalísticos, por exemplo. Caso se trate de um aluno bem aplicado e que teve acesso a uma educação de qualidade, muito provavelmente saberá estruturar minimamente um parágrafo - contemplando sua estrutura mínima de ideia nuclear, ideias secundárias e conclusão -, e consequentemente um texto, mas não um texto científico.

Como forma de lidar com esse déficit é necessário o incentivo a leitura de textos científicos - que pode começar com artigos curtos - para o conhecimento e adaptação a sua estrutura e linguagem, bem como o estímulo à construção desses textos durante o curso, até como forma de evitar que o aluno chegue ao final da trajetória acadêmica, quando se requer a elaboração de um trabalho de conclusão (geralmente um trabalho científico), sem qualquer experiência na área.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Bons estudos!

Perguntas interessantes