Costa (2010) afirma que, em gestão de carreira, “No nível individual, é preciso que a organização ofereça ferramentas de apoio ao desenvolvimento, não necessariamente estruturando os degraus da escada corporativa, mas com instrumentos de autoconhecimento, esclarecimento sobre o tipo de responsabilidade e recompensas das oportunidades internas e do mercado de trabalho, devolutiva (feedback) constante sobre o desempenho e as competências para o cargo atual e as possibilidades futuras, respeito às necessidades pessoais e familiares de cada um, ou seja, à diversidade da força de trabalho.”
COSTA, L. V. Conciliação de Expectativas de Carreira entre as Pessoas e as Organizações. In: DUTRA, J. S. Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010. p. 146. Disponível em: . Acesso em: 07/09/18.
Para pôr em prática ações coerentes com estas necessidades, algumas organizações têm oferecido orientação e assessoria aos seus colaboradores em diferentes formatos de intervenções.
Analise as situações descritas, e relacione-as com os tipos de intervenção listados abaixo.
1. Quando Maria começou a trabalhar na fábrica de móveis, João, operário antigo e experiente, ensinou o trabalho para ela. Primeiro ele trabalhava e ela observava, depois ela trabalhava e ele observava e corrigia, mostrava de novo e tirava dúvidas, até ela trabalhar em autonomia. João continua dando suporte a Maria, passa para ver como está indo o trabalho e fica à disposição para tirar alguma dúvida.
2. José fez o curso Técnico Eletricista e foi contratado como aprendiz na fábrica de geladeiras. Jorge está ensinando na prática o que ele aprendeu no curso e supervisiona suas atividades, corrigindo, orientando e tirando dúvidas. Quando terminar o contrato como aprendiz, se ele for bem avaliado, poderá passar a operário e daí vai trabalhar em autonomia.
3. Ana é assistente administrativo em uma empresa de Information Technology. Ela esteve afastada por três meses, por problemas de saúde: estava muito estressada. Faz um mês que ela voltou e já discutiu ou brigou com cinco colegas. Ela achou que não estava legal e foi falar com a Paula, psicóloga da empresa. Elas combinaram de se encontrar dois dias por semana para conversarem, até que ela se sinta melhor.
4. Pedro foi selecionado como trainee pela emissora de TV. Ele será treinado nas áreas administrativa, comercial e de marketing, com o objetivo de endereçá-lo a uma carreira na empresa. Contrataram Carlos, um consultor que o atende individualmente. Pedro está achando muito interessante, pois Carlos conversa com ele, fazendo perguntas que o ajudam a refletir sobre o quer no seu futuro e, em oito encontros, conseguirá estruturar seu plano de carreira.
( ) Counseling
( ) Tutoring
( ) Coaching
( ) Mentoring
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta.
a.
1, 4, 2, 3.
b.
4, 2, 3, 1.
c.
2, 3, 1, 4.
d.
4, 1, 3, 2.
e.
3, 2, 4, 1.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
3, 2, 4, 1.
Explicação:
No mentoring, um colega mais experiente dará assistência por toda a carreira; no tutoring, um superior ou colega mais experiente ensina e acompanha durante o período de aprendizado, o counseling, com maior duração, é um apoio sobre temas não necessariamente ligados ao trabalho e o coaching, oferecido por um profissional que não necessita saber realizar o trabalho do cliente, de curta duração e focado no trabalho.
Perguntas interessantes