Costa (2003) relata que sintomas como nervosismo, tremores, taquicardia, palpitações, hipertensão arterial, falta de ar, sudorese na palma das mãos, boca seca, náusea e micção imperiosa são manifestações somáticas, sintomas físicos decorrentes de descarga adrenérgica 17 excessiva, encontradas na atividade musical e publicadas pelo Medical Problems of Performing Artists. A excessiva tensão muscular e emocional, frequentemente inseparáveis, a que os músicos se expõem e são expostos, são importantes fatores de risco. Rotinas básicas de aquecimento como ioga, método Feldrenkais, exercícios de consciência corporal, a técnica de Alexander, entre outros, ajudam, mas não parecem ser ainda suficientes para resolver o problema, já que as causas que originam esses fatores ainda estão por esclarecer. Costa (2003), descreve que o estudo da práxis interpretativa e da fisiologia da execução musical é um dos aspetos fundamentais, que faz parte da pedagogia de instrumentos musicais. A formação de um intérprete envolve intensamente o desenvolvimento sensório-motor. Controlo corporal, destreza motora e habilidades de execução são somados a esta atividade. Os professores necessitam de estar alerta quanto a sinais que alterem a prática, pois a educação deve ser considerada como um fator de cautela, tendo em vista que as bases motoras e posturais são adquiridas no período de formação do aluno.
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