Cosméticos de uso corporal, quando constituídos por duas fases líquidas imiscíveis, são denominados óleos bifásicos. Observe na tabela as principais características de um determinado óleo bifásico.
Para diferenciar as duas fases, originariamente incolores, é adicionado ao óleo um corante azul de natureza iônica, que se dissolve apenas na fase em que o solvente apresenta maior afinidade pelo corante. Essa adição não altera as massas e volumes das fases líquidas.
As duas fases líquidas do óleo bifásico podem ser representadas pelo seguinte esquema:
Soluções para a tarefa
A distribuição das duas fases no óleo bifásico irá depender da densidade de cada fase:
densidade = massa / volume
densidade da fase aquosa = 30,0 g / 30,0 mL = 1,0 g x mL⁻¹
densidade da fase orgânica = 56,0g / 70,0 mL = 0,8 x mL⁻¹
Pelo fato da densidade da fase aquosa, que é de coloração azul, é maior, seus 30,0mL ficam na parte inferior do frasco, enquanto que os 70 mL da fase orgânica, que é de coloração incolor, ficam na parte superior do frasco, conforme o esquema da letra D.
As duas fases líquidas do óleo bifásico podem ser representadas pelo esquema representado na: letra d).
Vamos aos dados/resoluções:
A densidade é compreendida como a relação entre a massa e o volume de um corpo, com isso a densidade acaba se tornando uma das principais propriedades que existem em cada matéria na natureza.
PS: Se esse corpo é maciço e homogêneo, a sua densidade acabará "se comunicando" com a massa específica do material que é formada.
E em relação a água e o óleo bifásico, a água acaba ficando por baixo porque sua densidade acaba sendo muito maior do que do óleo, logo:
- Água: 30g/30cm³ = 1g/cm³.
- Óleo: 56g/70cm³ = 0,8/cm³.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/21874351
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)