(COSEAC/2016- Prefeitura de Niterói) “O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (Tomaz Tadeu da Silva). Em uma perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:
a.
atitudes, comportamentos, valores e orientações que permitem que crianças e jovens se ajustem de forma conveniente, conformada, obediente.
b.
jogos, interação, mudanças e imitações de comportamentos sociais que ajudam as crianças e os jovens a se adaptarem ao meio escolar.
c.
conteúdos, conhecimentos, socialização e comunicação que possibilitam que os alunos fortaleçam a amizade e a camaradagem entre si.
d.
comunicação não verbal, discrição, códigos e descobertas extracurriculares que propiciam aos alunos a cumplicidade necessária na amizade.
e.
expressões dos sentimentos íntimos, da confiança, do dialogismo e de compartilhamentos que facilitam que crianças e jovens se socializem na comunidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
c. conteúdos, conhecimentos, socialização e comunicação que possibilitam que os alunos fortaleçam a amizade e a camaradagem entre si.
Os currículos ocultos, evidenciados no texto, representam elementos que estão fora dos currículos oficiais, os quais possibilitam que os alunos desenvolvam os lados social e afetivos, principalmente por conta das fortes interações sociais que se transformam em amizades dentro da escola.
Dessa forma, trata-se de elementos muito importantes que, além de contribuirem para a saúde mental, possibilitam uma melhora na comunicação e no acolhimento dentro dos ambientes escolares.
Respondido por
36
não é a resposta c fiz errei
DiPace:
Resposta correta: Atitudes, comportamentos, valores e orientações que permitem que crianças e jovens se ajustem de forma conveniente, conformada, obediente.
Perguntas interessantes