Português, perguntado por JLILIAN123, 4 meses atrás

Corrupção no Brasil: das colônias a todas as esferas da política e do mercado O Brasil sofre com a corrupção desde antes de ganhar este nome. Junto com as caravelas, chegou e se desenvolveu também a prática que ajuda a manter o status da elite e as amarras do povo, sempre à mercê dos mais diversos esquemas, em uma herança corruptora passada de geração a geração. Talvez o país nunca tenha a real dimensão dos crimes praticados, que garantiriam manchetes muito mais arrepiantes do que as que costumam escandalizar a sociedade brasileira. E as relações promíscuas não se limitam ao poder público, na esfera privada também é comum. O Jornal do Brasil levanta alguns casos para ilustrar a quincentenária pilhagem do bem público. Apesar de não ser de exclusividade do Brasil, a corrupção teve um desenrolar específico nestas terras. Como a Corte precisava convencer pessoas a trabalharem em um desconhecido Brasil, oferecia privilégios em funções desempenhadas sem vigilância e definição de papéis, para garantir a ocupação das terras e a criação de instituições. Práticas de corrupção passaram a permear diversos níveis do funcionalismo público, passando do governador, dos tabeliães e dos oficiais de justiça para chegar até os cargos mais baixos da Câmara - funcionários que tinham a prática de favorecer ou prejudicar comerciantes, sob pagamento de propina, por exemplo, indicam documentos históricos. Vide também o tráfico de escravos africanos, que era visto sem maiores problemas apesar de denúncias de autoridades internacionais. A corrupção se tornava frequente até nos locais em que a Coroa prestava maior atenção, como no litoral do país, mas em locais menos notados, como Minas Gerais e Goiás, devido à distância e às dificuldades de transporte, as coisas aconteciam de forma ainda pior. A Coroa, inclusive, estimulava que os fidalgos fizessem o que quisessem para mandar e garantir a posse de territórios. A corrupção eleitoral e a relacionada a obras públicas surgiram logo com a proclamação da Independência, em 1822. Visconde de Mauá

Soluções para a tarefa

Respondido por lannabarbosa028
1

Resposta:

 Brasil sofre com a corrupção desde antes de ganhar este nome. Junto com as caravelas, chegou e se desenvolveu também a prática que ajuda a manter o status da elite e as amarras do povo, sempre à mercê dos mais diversos esquemas, em uma herança corruptora passada de geração a geração. Talvez o país nunca tenha a real dimensão dos crimes praticados, que garantiriam manchetes muito mais arrepiantes do que as que costumam escandalizar a sociedade brasileira. E as relações promíscuas não se limitam ao poder público, na esfera privada também é comum. O JB levanta alguns casos para ilustrar a quincentenária pilhagem do bem público.

Respondido por pimentaorganizacao
0

A resposta correta para a questão sobre corrupção, são as alternativas I e II. A charge demonstra o suborno de políticos com a população mais pobre, essa é uma irregularidade no período pré-eleitoral. O fim do voto censitário deu fim à corrupção nas votações, apenas.

Corrupção no Brasil

O texto sugere que a corrupção no Brasil iniciou na colonização, e permaneceu até os dias de hoje. Nenhum tipo de governo foi economizado de viver sob as mentiras dos cargos de poder. Até mesmo os cargos mais baixos da Câmara.

O Voto censitário era a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que possuíssem situação financeira satisfatória. O fim desse tipo de voto, tornou o Brasil mais igualitário e democrático, porém ainda existiam suborno no período pre-eleitoral.

O complemento da questão é:

Com base na leitura, analise as afirmativas.

I.Segundo a charge, a compra de votos só acontece com indivíduos mais pobres, que não têm bens materiais e cedem ao suborno de políticos.

II.O fim do voto censitário no Brasil tornou as eleições um processo igualitário e democrático, sem brechas para irregularidades.

III.O texto defende a ideia de que a corrupção sempre esteve presente no setor público do Brasil, mas a participação do setor privado é recente.

IV.De acordo com o texto, a histórica imbricação entre o público e o privado no Brasil é a origem dos esquemas de corrupção.

É correto o que se afirma apenas em

a)I e IV. b)III e IV. c)II e III. d)IV. e)I e II.

Entenda sobre corrupção aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/20407874

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes