Corresponda as colunas, entre conceitos e seus respectivos significados:
(a) Alelossomos
(b) Heterogamético
(c) Hemizigótico
(d) Heterogamético
(e) Daltonismo
(f) Hemofilia
(g) Cromatina sexual
(h) Herança holândrica
(i) Herança Organelar
(j) Enzima de Restrição
(k) Clonagem Gênica
(l) Impressão Digital do DNA
(m) Sonda
(n) Geneterapia
(o) Mapeamento Gênico
( ) Dificuldade de percepção em cores, devido a falta de um ou mais cones ativados, ou menor produção de pigmentos nas células cônicas da retina.
( ) Processo de produção de cópias idênticas do DNA de algum organismo vivo.
( ) Substância que corta o DNA de seres vivos, em pontos específicos, impedindo sua reprodução.
( ) Material genético de organelas como mitocôndrias e cloroplastos, que podem se duplicar, passando a informação genética para as células-filhas e seus descendentes
( ) Coleção de fragmentos de DNA obtidos por eletroforese, característico de cada indivíduo, usado na identificação do grau de semelhança de bandas de genes com os de outros indivíduos.
( ) Doença genética em que a capacidade de coagulação do sangue é muito reduzida e causada pela falta de um dos fatores de coagulação presentes no plasma.
( ) Um cromossomo X, das células de indivíduos do sexo feminino, que aparece condensado, denominado corpúsculo de Bahr.
( ) Posicionamento de cada gene no cromossomo.
( ) Trecho de DNA marcado com radioatividade, substâncias fluorescentes, entre outras técnicas, contendo uma sequência de bases complementar a um trecho do DNa que se quer identificar.
( ) Sexo que apresenta metade dos gametas com cromossomos X e a outra metade com cromossomos Y.
( ) Quando alelos de genes ligados ao cromossomo X só aparecem em dose simples, devido indivíduo ser homem, com genótipo sexual XY.
( ) Sexo que apresenta todos os gametas com cromossomos X.
( ) Procedimento complexo que consiste em corrigir a deficiência da produção de uma proteína que não é produzida, ou que não funciona, porque seu gene sofreu uma mutação.
( ) Genes que participam da determinação do sexo dos seres vivos.
( ) Herança genética relacionada apenas ao cromossomo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na maioria das espécies que se reproduz sexualmente, a diferença entre machos e fêmeas é determinada por um par de cromossomos específicos que carregam as informações sobre o sexo do indivíduo: os chamados cromossomos sexuais.
Na espécie humana, por exemplo, uma célula somática (que forma o corpo) é 2n = 46, sendo 44 autossomos e 2 cromossomos sexuais. Nas diversas espécies de seres vivos, há alguns sistemas principais de determinação sexual cromossômica: XY, ZW, X0 e Z0.
Sistema XY
Ocorre em todos os mamíferos, em alguns insetos e algumas plantas com sementes. As fêmeas têm um par de cromossomos homólogos, os cromossomos X. Nos machos há cromossomos diferentes, um X e um Y. Neste sistema, o sexo é determinado pelos machos.
Vamos nos ater ao sistema XY.
Nos homens, os cromossomos sexuais X e Y não carregam os mesmos genes que os cromossomos autossômicos e não são considerados homólogos. Em contrapartida, as mulheres, que possuem dois cromossomos X, carregam um par de cromossomos sexuais homólogos.
Como os cromossomos sexuais não vêm sempre em pares homólogos, os genes que eles carregam apresentam padrões únicos e distintos de herança.
Embora o cromossomo Y contenha uma pequena região de similaridade com o cromossomo X, de modo que eles possam emparelhar durante a meiose, o cromossomo Y é muito mais curto e contém muito menos genes.
Para colocar em números, o cromossomo X tem cerca de 800-900 genes codificantes de proteínas com uma ampla variedade de funções, enquanto o cromossomo Y tem apenas 60-70 genes, dos quais quase metade são ativos apenas nos testículos (órgãos produtores de espermatozoides).