Português, perguntado por vegeta16, 1 ano atrás

correção ortografia do texto a seguir:
me ajudem!

Semelhanças e diferenças entre colonialismo e Neocolonialismo

O colonialismo foi um processo de dominação iniciado no século 16 e finalizado no século 17,Idade Moderna,onde os países poderosos da Europa, principalmente Espanha e Portugal, buacavam transformar os países da América, foco principal deles na época, em suas colônias e,dessa forma,obterem vantagens econômicas, balança comercial favorável, e vantagens territoriais,aquisição de novas terras.
Os europeus foram motivados a realizarem tais dominações sobre o continente americano devido a ascensão do mercado capitalista e do mercantilismo.por esse motivo, as grandes metrópoles tiveram a necessidade de criarem colônias naquela região para, assim, extrairem os produtos tropicais comercializáveis, que tinham um alto valor de mercado, e os metais preciosos, que aliviaria a crise financeira relacionada a escassez de moedas.Todavia,eles não poderiam simplesmente entrar na América e explora-la,então eles utilizaram a justificativa da catequização dos povos pagãos que habitavam aquele local,os índios, por exemplo, para encobrirem seus interesses políticos e econômicos.
Já o Neocolonialismo, que ocorreu durante a Segunda Revolução Industrial,século 19 ao 20 (Idade Contemporânea),foi motivado pelo capitalismo financeiro e monopolista, onde os países europeus, os Estados Unidos e o Japão buscavam a obtenção de matérias-primas de baixo custo,a fim de abastecerem as suas industrias, mão de obra barata e a ampliação dos mercados consumidores.Fora isso,com a população européia aumentando gradativamente,chegando a 400 milhões de habitantes, essa nova colonização, além de garantir benefícios comerciais, amenizaria o excedente populacional europeu.
As principais áreas de dominação escolhidas pelas grandes potências colonizadoras durante o período neocolonial foram os continentes africano e asiático.elas usavam como justificativa para a exploração desses territórios a suposta superioridade do homem branco perante os negros e asiáticos, o chamado darwinismo social,e a missão da "raça branca" em civilizar aqueles povos "primitivos",trazendo recursos industriais, tecnológicos e culturais para eles.
Com o passar dos anos,as grandes potências foram alcançando os seus objetivos imperialistas, porém a distribuição de colônias não estava sendo realizada de maneira organizada, deixando alguns países com vários territórios,como no caso da Inglaterra e da França, e outros praticamente sem nenhum.
Tendo isso em mente,em 1884-1885, a Itália e a Alemanha, que se tornaram países unificados e estavam passando pelo aprimoramento industrial, convocaram a Conferência de Berlim com o intuito de adquirirem e de distribuírem as terras africanas de maneira igualitária entre os Estados monopolistas.Contudo,na prática,isso não ocorreu como a Itália e a Alemanha estipularam; a Inglaterra e a França,nações que possuiam um poder político superior, permaneceram com o monopólio da maior parte geografica da África,criando um ressentimento que perdurou por anos e resultou de forma direta ou indireta em diversas guerras e conflitos no futuro,incluindo a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
É decepcionante ver até que ponto a ambição humana pode chegar, onde as terras e as riquezas têm mais importância do que as vidas de seus semelhantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por ingridlk
5

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE COLONIALISMO E NEOCOLONIALISMO

    O colonialismo foi um processo de dominação iniciado no século 16 e finalizado no século 17 (dade Moderna) onde os países poderosos da Europa, principalmente Espanha e Portugal, buscavam transformar os países da América, foco principal deles na época, em suas colônias e, dessa forma, obter vantagens econômicas, balança comercial favorável, e vantagens territoriais, além de aquisição de novas terras.

    Os europeus foram motivados a realizar tais dominações sobre o continente americano devido a ascensão do mercado capitalista e do mercantilismo. Por este motivo, as grandes metrópoles tiveram a necessidade de criar colônias naquela região para assim, extrair os produtos tropicais comercializáveis, que possuiam um alto valor de mercado, além dos metais preciosos, que traria alívio à crise financeira relacionada a escassez de moedas.

    Todavia, eles não podiam simplesmente entrar na América e explorá-la, então, utilizaram a justificativa da catequização dos povos pagãos que habitavam naquele local, os índios, por exemplo, para encobrir seus interesses políticos e econômicos.   Já o Neocolonialismo, que ocorreu durante a Segunda Revolução Industrial, século 19 ao 20 (Idade Contemporânea), foi motivado pelo capitalismo financeiro e monopolista, onde os países europeus.

    Os Estados Unidos e o Japão buscavam a obtenção de matéria-prima  de baixo custo, a fim de abastecer suas indústrias, mão de obra barata e a ampliação dos mercados consumidores. Fora isso, com a população européia aumentando gradativamente, chegando a 400 milhões de habitantes, essa nova colonização, além de garantir benefícios comerciais, amenizaria o excedente populacional europeu.

    As principais áreas de dominação escolhidas pelas grandes potências colonizadoras durante o período neocolonial foram os continentes africano e asiático. Elas usavam como justificativa para a exploração desses territórios a suposta superioridade do homem branco perante os negros e asiáticos, o chamado "Darwinismo social", e a missão da "raça branca" em civilizar aqueles povos "primitivos", impondo recursos indústriais, tecnológicos e culturais para eles.

   Com o passar dos anos, as grandes potências foram alcançando os seus objetivos imperialistas, porém, a distribuição de colônias não estava sendo realizada de maneira organizada, deixando alguns países com vários territórios, como no caso da Inglaterra e da França, e outros praticamente sem nenhum.  Tendo isso em mente, em 1884-1885, a Itália e a Alemanha que se tornaram países unificados e estavam passando pelo aprimoramento industrial, convocaram a Conferência de Berlim com o intuito de adquirir e de distribuír as terras africanas de maneira igualitária entre os Estados monopolistas.

    Contudo, na prática, isso não ocorreu como a Itália e a Alemanha estipularam; a Inglaterra e a França (nações que possuiam um poder político superior) permaneceram com o monopólio da maior parte geografica da África, criando um ressentimento que perdurou por anos e resultou de forma direta ou indireta em diversas guerras e conflitos no futuro, incluindo a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

    Fruto da ambição humana por riquezas e poder, na busca por terras e implantação de ideologias baseadas em grupos, o ser humano cometeu perversidades e disseminou ódio ao longo da história, com ideais que nos perseguem até os dias atuais.


vegeta16: sim de fato encontrei diversos erros nesse rascunho seja nos tempos verbais ou até mesmo na conclusão que ficou incompleta no caso das concordâncias verbais em determinadas frases a opinião dos estudiosos se dividem mas como eu estava estranhando a forma que estava escrita no rascunho eu resolvi fazer do seu modo rs ^^ obrigado pela ajuda!
ingridlk: Espero ter ajudado! Boa sorte!
vegeta16: ajudou bastante obrigado ^^
Perguntas interessantes