Coronealismo/ política dos governadores/ política do café com leite/ voto de cabresto Resumo ENEM
Soluções para a tarefa
Resposta:
Coronelismo é o nome dado ao fenômeno político que ocorreu no Brasil, principalmente após a proclamação da República, durante a chamada Primeira República. O coronelismo consistiu em uma prática que tinha por objetivo manter as elites imperiais no poder, a partir das trocas de favores e ações ilegais e violentas.
A República Oligárquica ficou marcada pela chamada Política dos Governadores, que consistia na troca de favores do Governo Federal com as oligarquias locais. ... Com essa política, o Governo Brasileiro consolida seu poder sobre os estados, impedindo que o federalismo levasse a movimentos separatistas ou de guerra civil.
Nesse processo de acordo mútuo entre oligarquias, sobressaíam-se São Paulo e Minas Gerais. Como São Paulo tinha como principal produto impulsionador da economia o café, e Minas, o leite, a alternância do poder político na República Oligárquica ficou conhecida como “política do café com leite”.
O voto de cabresto era a instituição mais comum da prática do coronelismo. O coronel garantia a proteção e inúmeros favores a população de sua vizinhança. ... O termo “voto de cabresto” remete justamente ao controle exercido por um homem sob um animal.
Explicação:
espero ter ajudado !!!