Copie e cole canções junina antigas e fale sobre elas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Música junina, canção junina e ainda de São Joãoou joanina é o gênero musical brasileiro de canções dedicadas aos festejos que ocorrem no mês de junho em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Como gênero teve início na década de 1930 e até a de 1950 houve vários compositores a lançar canções exclusivamente para as festas juninas, quando encontrou uma diminuição na popularidade.
Com a diversificação de gêneros e estilos da música do Brasil, aquelas que podem ser reunidas num mesmo grupo como o da música junina (tais como o xote, o xaxado, o baião e o forró) ainda assim se dividem em várias tendências, como no caso do forró que apresenta ramificações como o forró universitário, que logo saem de moda.
Em relatórios baseados nas informações de anos anteriores o órgão responsável pela arrecadação dos direitos autorais no Brasil revela que o compositor preferido das músicas juninas é Luiz Gonzaga; apesar de morto em 1989 suas canções como "Pagode Russo", "Asa Branca" e outras, lideravam a execução nos festejos juninos; isto se deu sobretudo com a renovação do estilo na década de 1990 quando houve a modernização do gênero por regravações atualizadas, como por exemplo a realizada pelo grupo cearense Mastruz com Leite que regravou "Pagode Russo".
Assim como o Carnaval, as comemorações juninas fazem parte do calendário festivo brasileiro (numa herança portuguesa, onde as "festas" se traduziam no Natal, Páscoa e São João), e geram todos os anos festas ao longo do país como "arraiais", "quadrilhas", "forrós", além de concursos de composições dedicadas ao momento.
musica: Quando olhei a terra ardendo
Igual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
espero ter ajudado :)