Geografia, perguntado por gustavofreitas1234go, 10 meses atrás

Copie as questões em seu caderno e em seguida responda com atenção!
a) Faça uma cópia do mapa em seu caderno, com capricho e atenção;
b) Descreva as principais caracteristicas do território grego.
c) Cite as principais atividades econômicas da Grécia Antiga.
d) Nomeie as duas principais cidades-Estados da Grécia Antiga.
e) Para os gregos, quem era considerado cidadãos? E hoje na nossa
sociedade, quem é considerado cidadão?
f) Dê o significado para as palavras abaixo:
Politeísta:
Polis:
Cidades-estados:
Democracia:​

Soluções para a tarefa

Respondido por omalole
1

Resposta:

b) - Grécia antiga tinha 3 importantes regiões: Grécia Continental, Insular e Asiática;

- Seu território é montanhoso, pedregoso e pouco fértil; já seu litoral é bastante recortado possuindo um grande número de baías;

- Tem muitas ilhas, umas próximas as outras ( a maior é a Creta);

- O relevo montanhoso favoreceu a formação das cidades-Estados.

c) A Grécia tinha uma economia dinâmica e, por isso, é considerada uma das civilizações da antiguidade que mais se desenvolveram economicamente. Cada cidade-estado funcionava de forma autônoma. Ou seja, tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e até mesmo seus deuses protetores.  

Várias delas usavam moedas de metal, como prata, bronze e liga de ouro, o que foi fundamental para dar dinâmica ao comércio. Além de servirem para compra e venda de mercadorias, elas eram uma fonte de renda para os gregos, pois eram fabricadas por eles próprios.  

Agricultura  

Essa foi a base da economia na Grécia Antiga. Apesar de o território ter muitas montanhas, os gregos aproveitaram para explorar os vales férteis, cultivando principalmente uvas, azeitonas, cereais, ervas e vegetais.  

No entanto, conforme a sociedade crescia, eles começaram a importar alguns produtos. Por falta de pasto, a pecuária não se desenvolveu tanto na região, com exceção da criação de cabras e ovelhas. Nas unidades de produção agrícola, era comum o emprego tanto de mão de obra livre quanto escrava.

Artesanato

O artesanato também foi uma importante atividade econômica na Grécia Antiga. Os artesãos eram trabalhadores livres e produziam mercadorias de diversos tipos, como móveis, roupas, ferramentas, entre outros.  

Objetos de cerâmica também foram um grande tema dos artesãos, principalmente na região do Mar Mediterrâneo. Eles produziam objetos como as ânforas decoradas, um dos principais elementos do artesanato grego. Na época, elas eram muito usadas no transporte e conservação de azeite, perfumes e vinhos.  

Comércio Marítimo

O litoral significativo e as inúmeras ilhas favoreceram o desenvolvimento do comércio marítimo. Por mar, os gregos mantiveram contato comercial com o Egito, Ásia Menor, Sicília e cidades ao longo do Mar Negro.  

Eles importavam trigo, papiro, especiarias, madeira, entre outros produtos. Por outro lado, exportavam muito vinho, azeite e cerâmica. A construção dessa relação com outras civilizações foi fundamental para a expansão cultural e o enriquecimento das cidades.

d) As Cidades-Estados mais importantes na Grécia Antiga foram Atenas e Esparta.

e) Só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia  Antiga, poucas pessoas tinham esse status. O pequeno  e seleto grupo de cidadãos era formado,  principalmente, por proprietários de terras.

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e  estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim,  estes grupos não tinham direitos políticos e  participação nas decisões da comunidade.

Hoje, para a constituição Brasileira, o Cidadão é a pessoa, Brasileira (nata ou naturalizada), no pleno exercício dos direitos políticos.

Os cidadãos têm certos direitos, deveres e responsabilidades. Em geral, direitos políticos totais, incluindo o direito de votar e de ocupar cargos públicos, são baseados na cidadania.

f) Politeísta: Relativo ao politeísmo, à crença religiosa que admite mais de um ou vários deuses.

Polis: Cidade ou comunidade independente em que o governo é exercido por seus membros ou cidadãos livres; cidade-estado.

Cidades-estados: significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta.

Democracia:​ Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular; regime em que não existem desigualdades e/ou privilégios de classes: a democracia, em oposição à ditadura, permite que os cidadãos se expressem livremente.

Perguntas interessantes