História, perguntado por iigorfalccao, 7 meses atrás

“Convidado a escrever algumas palavras sobre as características da fidelidade, eis o que para vós compilei nos livros que representam a autoridade. Aquele que jura fidelidade ao seu senhor deve ter constante na memória estas palavras: (...) evitará causar-lhe prejuízo (...) nos castelos que mantêm a sua segurança (...) e nas suas possessões (...) Terá de prestar fielmente conselho e auxílio ao seu senhor se quiser mostrar-se digno do seu benefício (feudo) e salvaguardar a fidelidade jurada. O senhor, igualmente, deve pagar na mesma moeda o seu fiel. (...)”(Citado por Carpentier, Jean & Lebrun, François. História da Europa. Lisboa: Referência/Estampa, 1993, p. 162) Sobre o texto podemos afirmar:

a) É uma confirmação de que a Igreja mantinha um desejo de participação na vida da sociedade européia, o que era garantido pelo acordo de suserania e vassalagem.

b) Trata da consagração do cavaleiro e o seu compromisso em defender a cristandade e a Igreja católica.

c) Refere-se à celebração do acordo de suserania e vassalagem, firmado com o único propósito de aumentar o poder dos senhores feudais.

d) Demonstra que o papel do Senhor feudal na sociedade medieval era o de defesa da Igreja Católica, sem preocupação com o poder real.

e) É uma referência ao acordo de suserania e vassalagem, em que o juramento de fidelidade gerava um compromisso de reciprocidade entre os envolvidos.

A B C D E

Soluções para a tarefa

Respondido por gbsgh32
0

Resposta:

Letra E

Explicação:

Perguntas interessantes