conversas com quem gosta de ensinar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conversas Com Quem Gosta de Ensinar – Rubem Alves
Rubem Alves é um ótimo professor educador e isso não dá pra negar. Além de seguir sua profissão com amor, ele também compartilha seus sentimentos e opiniões conquistando cada vez mais profissionais da área.
Em seus livros e discursos, é possível notar a seriedade transparente em cada gesto. No livro “Conversas com quem gosta de ensinar”, ele fala de forma comparativa e direta o verdadeiro significado de se tornar um educador, e quais as suas dificuldades em relação à sociedade de cada um, interesse do governo em melhorias institucionais e materiais.
Comparando o Professor a Eucaliptos, e Educador a Jequitibás, Rubem mostra de forma clara e objetiva a importância em saber diferenciar um do outro. Uma vez que o professor é aquele que lida com a educação de forma regrada, enquanto o educador envolve diversos fatores e se preocupa com o aprendizado que cada aluno absorve.
Ao decorrer da vida o ser humano se preocupa apenas com o mundo em que ele consegue ver, são poucos aqueles que saem da própria ignorância e decidem sair do poço e descobrir vacas e pastos. Mas para sair da bolha é necessário não apenas querer, como também avaliar as informações, filtrar, questionar e interpretar para só então aceitar.
Em seguida ele compara os seres humanos a vespas, que põe seus ovos dentro da aranha e morre, para que os filhotes por instinto se alimentem, crescem e reproduzem da mesma forma, sem grandes preocupações. Já os seres humanos, possuem uma programação biológica atrofiada, sendo necessária a troca de saberes por meio da linguagem, aprendendo assim uma forma de humanidade.
Retratando o professor científico, que é aquele que realiza pesquisar no âmbito educacional, a fim de aperfeiçoar o ensino, considerando todos os fatores que influenciam de forma direta e indireta na educação. Rubem Alves finaliza propondo um novo modelo de professor: o professor de espanto. Com o objetivo de ensinar o aluno a pensar, e observá-lo criar suas próprias opiniões.
Explicação: