conversando a gente se entende: as contribuiçoes do diaálogo para a resolução de conflitos sociais no brasil. alguem pode me ajudar nessa redaçao?
preciso de assuntos urgente, marco melhor resposta
Soluções para a tarefa
(Toda e qualquer dúvida deve ser primeiro direcionada ao seu professor, ele é quem mais pode te ajudar e instruir)
É importante antes ressaltar que em redações de tema positivo é útil problematizá-lo para facilitar usa escrita.
Mas caso a redação não esteja seguindo parâmetros do ENEM pode fazer o tema como algo positivo que não vai te atrapalhar.
Então no caso do ENEM você pode começar falando sobre a importância do diálogo para se mediar conflitos. Logo depois informar que hoje a ausência desse diálogo acarreta em muitas consequências ruins para a sociedade, citá-las e dar ideias de resolução no quarto e último parágrafo.
IMPORTANTE: Regras e estruturas para o ENEM mudam constantemente. Fique atento e SEMPRE pergunte a um professor de redação para te ajudar e instruir sobre.
Agora, indo um pouco fora do ENEM para uma redação normal da escola mas ainda aproveitando a estrutura dele para organizar o texto aqui temos um exemplo de introdução usando uma referência literária:
- "A obra “Capitães da Areia, do renomado Jorge Amado, contextualiza a cidade de Salvador em meados do século XX, momento em que há um surto de varíola que acaba preocupando diversas autoridades sanitárias e muitos cidadãos, com receio das medidas governamentais, recusam-se a se submeter ao tratamento recomendado. Análogo à ficção, verifica-se que hoje o país é acometido por crescentes movimentos populares contra medidas governamentais, os quais questionam a sua validade e defendem o direito de escolha individual. Nesse sentido, o diálogo pode ser utilizado de maneira efetiva para conscientizar e amenizar esses conflitos."
Ideias que você pediu:
- O diálogo pode ser utilizado para entender os pontos que causam o conflito, como discordâncias de comportamento, conflitos territoriais ou provocações.
- Através dele você humaniza os conflitos para ambos os lados, podendo expor que, geralmente, ambos apenas buscam aquilo que entendem ser melhor para si.
- Assim é possível mediar uma negociação, entender a origem de um problema social em alguma região, entender quais são as reclamações e exigências de um lado.
- Quanto mais se investe no diálogo, menos se gasta na raiva, nos conflitos que podem chegar até mesmo ao físico e ainda se evita o agravamento do problema.
Exemplo:
Dois vizinhos estão em conflito sobre a quem pertence um muro. Cada um lutando dizendo pertencer a si. Cada semana o conflito piora, os ânimos se exaltam cada vez mais. O diálogo aqui pode ser utilizado para que ambos possam procurar alguém que tenha conhecimento sobre legislações do âmbito de construção civil para no fim descobrirem que os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação, segundo o Código Civil, artigo 1.297, parágrafo 1º.