Conversa de mãe e filha - Manhê, eu vou me casar. - Ãh… Que foi? Agora não, Anabela… Não tá vendo que eu tô no telefone? - Por favor, por favoooooor, me faz um lindo vestido de noiva, urgente?! - Pois é, Carol. A Tati disse que comprava e no final mudou de ideia. Foi tudo culpa da… - Mãe, presta atenção! O noivo já foi escolhido e a mãe dele já tá fazendo a roupa. Com gravata e tudo! - Só um minuto, Carol. Vestido de… Casar?! Que é isso menina, você só têm dez anos! Alô, Carol? - Me ouve, mãe! Os meus amigos também já foram convidados! E todos já confirmaram a presença. - Carol, tenho que desligar. Você está louca, Anabela? Vou já telefonar para o teu pai. - Boa! Diz pra ele que depois vai ter a maior festança. Ele precisa providenciar pipoca, bolo de aipim, pé-de-moleque, canjica, curau, milho na brasa, guaraná, quentão e, se puder, churrasco no espeto e cuscuz. E diz pra ele não esquecer: quero fogueira e muito rojão pra soltar na hora do “sim, eu aceito”. Mãe? Mãe… Manhêêê!!! Caiu pra trás… Mããããããe?! Vinte minutos depois. - Acorda, mãe… Desculpa, eu me enganei, a escola vai providenciar os comes e bebes. O papai não vai ter que pagar nada, mãe, acoooooorda… Ô vida! Que noiva sofre eu já sabia. Mas até noiva de quadrilha?! BRAS, Tereza Yamashita; BRAS, Luiz. Conversa de mãe e filha. Disponível em: . Acesso em 24 maio 2017. Após a leitura do texto, podemos pensar que as personagens quando estão em interação trazem sua bagagem cognitiva, ou seja, estão falando dentro do seu contexto. A partir do que foi estudado sobre texto e contexto, leia as afirmativas: I. O diálogo entre mãe e filha indica que a mãe contextualizou o que a filha dizia a partir do que a mãe conhece sobre o modelo social de casamento. II. A filha falava sobre o casamento segundo um modelo construído sobre o casamento caipira, o casamento de festa junina. III. Os leitores, assim como a mãe, construíram sentido de acordo com o contexto sobre o modelo social mais comum sobre casamento e foi possível notar que era outro tipo de casamento quando a filha descreveu a festa. IV. No início da conversa, o leitor está no contexto do casamento conforme a visão da mãe e, depois do dizer da filha, o leitor está em um outro contexto, há, portanto, um movimento de construção de sentido. V. Passar de um contexto a outro é o movimento para construir sentido, ou seja, ler e interpretar um texto, o que exige também o conhecimento de mundo ou enciclopédico, o linguístico e o interacional. Agora, assinale a alternativa CORRETA. Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas. b. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. c. Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. d. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. e. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.Observe a imagem a seguir. Fonte: http://hortiflix.com.br/hortifilmes/o-quiabo-veste-prada/ REDE HORTIFRUTI. Campanha: As estrelas do Hortifruti. O Quiabo veste Prada. Disponível em: . Acesso em 24 maio 2017. Uma das maiores redes de hortifrutigranjeiros do Brasil lançou uma campanha com o slogan “Aqui a natureza é a estrela”, essa campanha começou a ser veiculada em outdoors, mas não demorou muito para circular na internet, em especial, nas redes sociais. Para podermos ler e entender o anúncio publicitário apresentado, é preciso mobilizar alguns conhecimentos como: o conhecimento de mundo ou enciclopédico, o conhecimento linguístico e o conhecimento interacional. I. Para entender o cartaz, o leitor mobiliza seu conhecimento de mundo sobre o filme “O diabo veste Prada”, seu conhecimento linguístico quando reconhece que quiabo rima com diabo e também seu conhecimento interacional quando identifica que o papel desse anúncio é chamar atenção dos consumidores por meio do humor. II. Para entender o cartaz, o leitor mobiliza o conhecimento de mundo sobre o filme “O diabo veste Prada” e seu conhecimento linguístico quando nota a rima de diabo com quiabo e assim pode interpretar o que foi dito, sem necessariamente mobilizar seu conhecimento interacional. III. Para ler o anúncio publicitário, o leitor nota que trata-se de uma paródia, que paródia são retomadas de outros textos de modo diferente para construir o humor e, assim, chamar atenção e conquistar o consumidor que irá até a Rede Hortifruti. IV. O leitor interpreta o anúncio, que parece de humor, em seguida, mobiliza seu conhecimento linguístico e a interação com os demais participantes da processo de construção do texto. V. Como se trata de uma propaganda que é veiculada em redes sociais, são poucos os conhecimentos que o consumidor deve mobilizar para ler e interpretar o que está sendo dito; talvez, ele deva lembrar do filme “O diabo veste Prada”. É correto apenas o que se afirma em: Escolha uma: a. II e IV. b. III. c. I, II e V. d. III e V. e. I.
Soluções para a tarefa
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21
a resposta correta é I,II,III,IV e V
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