História, perguntado por mayaramazini92, 1 ano atrás

“Contudo, outros intelectuais vindouros, tais como Gilmar Antonio Bedin, deram continuidade à construção de tal conceito, vislumbrando os chamados direitos de solidariedade não mais como exclusividade da proteção dos interesses individuais, mas, sim, de direitos cujo destinatário seja o gênero humano compreendido no âmbito internacional”.


Fonte: MOURA, A. B. O discurso da cidadania em Marshall: a influência do modelo clássico na teoria jurídica moderna. JURISVOX. Patos de Minas: UNIPAM, (10):22‐34, 2010.


O texto acima faz referência às contribuições feitas ao conceito de cidadania. Outro exemplo é a cidadania intercultural, que se relaciona com os direitos de solidariedade por:

.
entender que a sociedade não é múltipla, portanto, não é necessário agir de modo etnocêntrico, priorizando esta ou aquela cultura. Afinal, não há diferenças culturais tão importantes dentro de um mesmo país.

b.
entender que a sociedade é múltipla, portanto, não se deve agir de modo etnocêntrico, priorizando esta ou aquela cultura. Os direitos devem ser estendidos levando-se em consideração as diferenças e as diversidades existentes para que todos possam gozar das mesmas oportunidades e condições.

c.
entender que a sociedade é múltipla, mas, isso não implica em diferença e diversidade.

d.
entender que a sociedade é múltipla, portanto, deve-se agir de modo etnocêntrico, priorizando esta ou aquela cultura para garantir que haja uma homogeneização dos sujeitos, e assim, eliminar as diferenças culturais e os problemas advindos disso.

e.
entender que a sociedade é homogênea, portanto, deve-se agir de modo etnocêntrico, priorizando esta ou aquela cultura. Os direitos devem ser rígidos e cada cidadão que se adeque a eles.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lucilap
35

Olá!


A resposta correta é a Letra B - entender que a sociedade é múltipla, portanto, não se deve agir de modo etnocêntrico, priorizando esta ou aquela cultura. Os direitos devem ser estendidos levando-se em consideração as diferenças e as diversidades existentes para que todos possam gozar das mesmas oportunidades e condições.


No que diz respeito à construção do conceito de cidadania, o texto se baseia na ideia de cidadania intercultural e, pautando-se na defesa de que os direitos devem ser direcionados ao gênero humano, condena a visão etnocêntrica por entender que a sociedade é múltipla e que as diferenças e diversidades devem ser consideradas para que todos compartilhar as mesmas oportunidades e condições.


Espero ter ajudado e bons estudos!

Perguntas interessantes