contruição da madeira
Soluções para a tarefa
Resposta:
O uso da madeira na construção civil: quais são as melhores aplicações?
A madeira é um material bem resistente e, por isso, ainda é possível encontrá-la nos restos de antigas edificações. Porém, seu uso como matéria-prima foi reduzido gradativamente, pois, por muitos, ela não é considerada um material sustentável.
Mas você sabia que existem benefícios no uso da madeira na construção civil? Neste post, vamos mostrar a você as diferenças entre os tipos de madeira, as características e o uso desse material e também comentar sobre a MLC, uma inovação no setor.
Acompanhe!
Diferenças entre madeira legalizada e certificada
Infelizmente, a extração ilegal de madeira ainda é uma grave realidade. Porém, já existem várias iniciativas, no Brasil, para o uso adequado dessa matéria-prima.
Nesse sentido, existem duas classificações de madeira: legalizada e certificada. A primeira é licenciada ambientalmente, mas tais certificações regulam somente a extração, sem considerar questões sociais, econômicas e trabalhistas do local. E como não é rigidamente fiscalizada, esse tipo de exploração abre brecha para práticas ilegais.
Já a madeira certificada, além de ter as licenças, tem sólida verificação e considera aspectos de manutenção da sustentabilidade das florestas, das comunidades e da economia regional, respeitando o fluxo da natureza.
Em 2009, foi criado o Programa Madeira é Legal, no estado de São Paulo, que objetiva promover o consumo sustentável do material na construção civil. O projeto é uma parceria entre empresas do ramo madeireiro e do setor de edificações