Administração, perguntado por claudia1chaves, 6 meses atrás

Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos em tempos de mudanças
Escolher 3 (três), dentre os vários modelos (tipos) de Carreira existentes, conceituá-los e
apresentar as vantagens específicas de cada um dos que foram escolhidos.
Abaixo apresentamos uma lista com modelos (tipos) de carreira:

Soluções para a tarefa

Respondido por thomasmagnum18
2

Resposta:

Carreira em Y

Esse tipo de plano, geralmente, é aplicado em empresas com estrutura de carreira formal, onde existem cargos e funções bem definidos. O modelo de crescimento conhecido como carreira em Y é inspirado pelo desenho da letra, sugerindo que, a partir de um determinado cargo, o colaborador encontra uma bifurcação com duas opções de crescimento, ele precisa escolher se segue carreira de especialista ou de gestor. Ainda, esse tipo de plano é mais comum em setores como engenharia, tecnologia, indústria farmacêutica ou até de alimentos, por exigir um conhecimento mais especializado e técnico em cargos maiores.

Plano de carreira W

O plano de carreira em W oferece um terceiro caminho de crescimento, que é um misto dos dois trajetos oferecidos pela carreira Y, ou seja, ao invés de seguir como especialista ou gestor, o colaborador pode se tornar um gestor de projetos.  

Nesse caso, tal função não o torna um líder tradicional, responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas, mas acompanha pontualmente o desempenho do time dentro de um projeto específico, como um consultor, oferecendo feedbacks mais técnicos.

Carreira em rede

A carreira em rede possui semelhança com o modelo em Y. Mas diferentemente dele, existe uma variedade maior de cargos que o colaborador pode escolher seguir.

Essa escolha do cargo em si, por parte de cada pessoa, também é uma decisão importante. Na verdade, isso estimula os colaboradores a procurarem as funções que mais gostam e onde desempenham melhor.

Mas o essencial na metodologia de carreira em rede é entender que ela só será colocada em prática a partir do cumprimento das metas estipuladas. Por isso, sem atingir as metas, não há chance de fazer a mudança de cargo.

Confira esta ilustração que representa graficamente 4 dos tipos de planos de carreira descritos acima:

Explicação:

O ideal é sempre levar em conta os aspectos que fazem um bom profissional ser reconhecido e dar condições para ele mostrar que está superando os resultados esperados pela organização.

Perguntas interessantes