Contratualismo é considerado como um conjunto de concepções políticas e sociais acerca do conceito de civilização,que vai servir como ideário revolucionário e inovador para consolidar a sociedade moderna
Soluções para a tarefa
A assertiva "Contratualismo é considerado como um conjunto de concepções políticas e sociais acerca do conceito de civilização,que vai servir como ideário revolucionário e inovador para consolidar a sociedade moderna" está correta.
Uma vez que o que se depreende de contratualismo é o instituto do contrato social feito pelo sociedade, esse fenômeno se dá, porque o o homem se tornou um ser político, isto é, que pensa, raciocina, e, explora as relações na sociedade. Lá nos primórdios, a explicação mais sensata a respeito da necessidade do homem se tornar um ser social se consubstancia no fato dele ser frágil, se comparado aos animais, assim o ser humano percebeu que precisava se proteger, pois diante dos perigos da vida, percebeu-que que ele era frágil e vulnerável.
Portanto, o medo produziu no homem a necessidade de se viver em grupo, para que um protegesse o outro, e, assim, pudesse garantir a segurança daquele agrupamento, atingindo os objetivos comuns, concorrendo para os mesmos fins sem que se enfrentassem um contra o outro. Logo, ter um grupo e estar em sociedade era um mecanismo de defesa, para o homem indefeso, por isso se realizou o contrato social.
Atualmente, a dinâmica continua a mesma, somos seres sociais, porque almejamos viver em segurança, bem como, almejamos a construção de uma família, de um relacionamento amoroso, de relacionamentos afetivos, de uma vida financeira equilibrada, dentre tantas outras metas que levam o homem à busca de uma vida em sociedade. Logo, para que se alcance tais objetivos é preciso que se viva em sociedade, que sejamos, desta forma, seres sociais, através de um contrato social.
Resposta:D) As teorias contratualistas foram elaboradas entre os séculos XVI e XVII, quando se discutiam as razões pelas quais homens vivem em sociedade e criam distintas formas de poder.
Explicação: GABARITO DA PROVA