Contradições Brasileiras
No primeiro testa seguir, a filósofa Marilena Chauí argumenta que a sociedade brasileira autoritária, tendo o autoritarismo político como uma de suas consequências. O segundo é composto de dois trechos da Constituição Federal do Brasil sobre os direitos que deveriam ser garantidos pelo governo a todas as pessoas.
Texto 1
" Porque temos o hábito de supor que o autoritarismo é um fenômeno político que, periodicamente, afeta o estado, tendemos a não perceber que é a sociedade brasileira que é autoritária e que dela provêm as diversas manifestações do autoritarismo político. "
Quais os traços mais marcantes dessa sociedade autoritária ?
Resumidamente, diremos ser os seguintes:
[...]
- estruturada a partir das relações privadas [...], disso decorre a recusa tácita (e às vezes explícita) de operar com os direitos civis e a dificuldade para lutar por direitos substantivos e, portanto, contra formas de opressão social econômica: para os grandes, a lei é privilégio; para as camadas populares, repressão. Por esse motivo, as leis são necessariamente abstratas e aparecem como inócuas, inúteis ou incompressíveis, feitas para ser transgredidas e não para ser cumpridas nem, muito menos, transformadas [...].
O autoritarismo social, que [...] naturaliza as desigualdades e exclusões socieconômicas, vem exprimir-se no modo de funcionamento da política.
[...] A política se oculta sob a capa da representação teológica, oscilando entre a sacralização e a adoração do bom governante e a satanização e a execração do mau governante. Isso não impede porém, que, com clareza meridiana, as classes populares percebam o Estado como o poder d outros' [...] e tendam a vê-lo apenas sob a face poder Executivo, os poderes Legislativo e judiciário ficando reduzidos ao sentimento de que o primeiro é corrupto e o segundo, injusto. A identificação do Estado com o Executivo, a desconfiança face do Legislativo [...] e o medo despertado pro poder Judiciário (por ser a seara exclusiva dos letrados ou doutores, secreto e incompreensíveis somados ao autoritarismo social e ao imaginário teológico-politico, instigam o desejo permanente de um Estado forte para a 'salvação nacional ').
Texto 2
"Art. 3 Constituem abjetivos Fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidariedade.
II - Garantir o desenvolvimento nacional.
III - Erradicar a pobreza e a marginalização reduzir as desigualdades sociais e regionais.
IV - Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
[...]
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, lazer, a Segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência dos desamparados, na forma desta Constituição.
Atividade
1 - Quais são as consequências da naturalização da desigualdade, de acordo com Marilena Chauí ?
R =
2 - Considerando o texto 1, é possível afirmar que, no Brasil, a democracia formal não implica a existência da democracia substancial ? Explique.
R =
3 - Em sua opinião, pode-se dizer que os artigos citados da Constituição Federal são cumpridos ? Justifique.
R =
jaime177:
alguém pode me ajudar ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1- Quais são as consequências da
naturalização da desigualdade, de acordo
Com Marilena Chauí ?
R= Erradicar a pobreza e a marginalização reduzir as desigualdades sociais e regionais.
2-Considerando o texto 1, é possível
afirmar que, no Brasil, a democracia formal
não implica a existência da democracia
substancial ? Explique.
R= Não. Porque a democracia substancial pode ser entendida como aquela que favorece apenas uma parcela
3 - Em sua opiniäo, pode-se dizer que os
artigos citados da Constituição Federal säo
cumpridos ? Justifique.
R= Sim. Porque devemos respeitar as leis.
Obs:
(Eu e minha irmã que achamos essas respostas)
Perguntas interessantes