Contra qual fato o esclarecimento mobiliza suas astúcias:
A) A dominação de classes.
B) A imoralidade dos pensamentos subversivos.
C) O limite da vida humana frente às forças da natureza e, posteriormente, das forças produtivas criadas pelos próprios humanos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C - O limite da vida humana frente às forças da natureza e, posteriormente, das forças produtivas criadas pelos próprios humanos.
Explicação:
Eu fiz no CMSP e acertei
Contra o limite da vida humana frente às forças da natureza e, posteriormente, das forças produtivas criadas pelos próprios humanos, é que esclarecimento mobiliza suas astúcias. Logo, a alternativa C está correta.
Em a Dialética do Iluminsmo, ou do Esclarecimento (1949), Adorno entende por iluminismo todo o itinerário da razão que, partindo já de Xenófanes, pretende racionalizar o mundo e torna-lo manipulável pelo homem
Dirá Adorno que o iluminismo, perseguiu o objetivo de acabar com o medo dos homens, fazendo com que o homem começasse a se ver como senhor autônomo. Contudo, é a desventura que acaba por ser o resultado de empreitada tão pretensiosa.
Prevaleceu no iluminismo, segundo o autor, a ideia de que o saber é mais técnica do que crítica. Desse modo, perdeu-se a confiança na razão objetiva: o que importa não é a veracidade das teorias, senão sua funcionalidade em vista de fins sobre os quais a razão perdeu todo o direito
Horkheimer, outro pensador da chamada Escola de Frankfurt dirá que a doença da razão está no fato de que ela nasceu da necessidade humana de dominar a natureza. Essa vontade de dominar a natureza, de compreender suas “leis” para submetê-la, exigiu a instauração de uma organização burocrática e impessoal, que em nome do triunfo da razão sobre a natureza, chegou a reduzir o homem a simples instrumento.
Isso faz pesar uma sensação de MEDO E DESILUSÃO.
Para saber mais sobre correntes derivadas do marxismo: https://brainly.com.br/tarefa/25638686