Conto "Maria", de Conceição Evaristo: qual o enredo? a introdução? os personagens? o espaço? o tempo? o conflito? o clímax? o desfecho? e faça um breve comentario.
Soluções para a tarefa
Sobre o conto "Maria", de Conceição Evaristo, o enredo é a história de uma empregada de classe média baixa e suas dificuldades da vida, que são contadas enquanto ela aguarda a chegada do ônibus.
A introdução conta os dias anteriores e nos transmite uma ideia de quem é Maria, sua classe social menos abastada, a doença dos filhos, etc. Os personagens são Maria, a empregada, sua patroa e ex-companheiro.
O espaço é o ponto de ônibus e posteriormente o ônibus, sendo que o tempo transita entre as lembranças passadas dos personagens o presente. O clímax é o assalto e as acusações de conhecer os bandidos que ela sofre.
Por fim, o desfecho é o linchamento que Maria sofre, sendo assassinada pelos passageiros.
Abraços!
Desvendando o Conto Maria de Conceição Evaristo
O conto Maria, de Conceição Evaristo, se encontram no livro Olhos da Água, livro que tem por volta de 15 contos. Destacando-se por ser uma escritora pós colonialista, Conceição aborda em seus textos a questão das raças, o preconceito.
Quem é Conceição Evaristo?
O conto Maria tem muito da realidade da vida da autora, que viveu na favela, foi doméstica e ao passar no concurso de magistério no Rio de Janeiro alavancou sua profissão.
Conto Maria: introdução, clímax, desfecho
A primeira parte do conto fala da vida de Maria, pois ele tem três filhos, cuida deles sozinha, na casa da chefe ele guarda as sobras das comidas para utilizar. Na introdução ela também conta que ganhou um dinheiro da chefe e como os filhos, nesse dia, domingo, estão doentes ela procura fazer as contas para ver tudo que pode comprar pra ajudar os filhos a melhorarem.
Na segunda parte do conto há um assalto no ônibus, sendo que o assaltante leva tudo, mas, por alguma razão (o assaltante é pai do filho mais velho dela) não assalta a Maria. Diante dessa situação os passageiros do ônibus desconfiam dela e começam a agredi-la verbalmente e acaba linchando ela.
Reflexão
Uma das situações que chama a atenção é que Maria tentar explicar para as pessoas que a muito tempo não tinha contato com o pai de seu filho, porém ela não tem voz. É como se ela não tivesse se expressando.
O conto tem muito haver com a violência que a mulher sofre , principalmente, que a mulher negra sofre. Ela quer que as pessoas a escutem, mas não essa escuta.
A autora procura dar a voz para as questões da mulher. Ela utiliza muito a metalinguagem nos seus textos, inclusive nesse, que possui a mulher como o eu lírico e se apresenta em terceira pessoa.
Podemos entender as metalinguagens como "as mortes de Maria", pois não é só a morte física evidenciada, são muitas mortes e de várias mulheres.
Saiba mais sobre os contos de Conceição Evaristo:
https://brainly.com.br/tarefa/37388979
https://brainly.com.br/tarefa/49272774