Artes, perguntado por lnovais1912, 1 ano atrás

conto de folclore minimo de 20 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaraIPORA
12

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

 

Boitatá

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

 

Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

 

Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

 

Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

 

Mãe-D'água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

 

Corpo-seco

É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Respondido por dionissousa2020
6

Saci-Pererê

O saci é um menino negrinho que fuma um cachimbo e apronta diversas travessuras pelas fazendas: trança o rabo do cavalo, azeda o leite fresco e vive por aí em rodamoinhos, se escondendo e pregando peças em todo mundo. Ele tem uma perna só e usa um gorro vermelho, que lhe dá o poder de sumir e aparecer em outro lugar em instantes.

Diz a lenda que ele também arrancava as penas da causa dos papagaios e enrolava a língua do tamanduá. Quem quiser controlar as brincadeiras do saci, que deixam todo mundo com raiva, precisa pegar seu gorro vermelho. A história era contata principalmente pelos escravos africanos para assustar as crianças, filhas dos fazendeiros que eram donos dos escravos.

Perguntas interessantes