Português, perguntado por laysa8394, 7 meses atrás






Conto de fadas para Mulheres Modernas





   Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:

 - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…

        E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava:

        – Eu, hein? … nem morta!


(Luís Fernando Veríssimo)












4- A expressão "Linda princesa", utilizada pela rā no início do
segundo parágrafo, pode ser classificada como um
a) Agente da Passiva.
b) Aposto.
c) Predicativo do Sujeito.
d) Vocativo
5- A expressão "independente e cheia de autoestima", utilizada no
primeiro parágrafo para caracterizar a princesa, pode ser
classificada como um:
a) Agente da Passiva
b) Aposto.
c) Predicativo do Sujeito.
d) Vocativo


Amareloneon: Seria possível mandar o parágrafo em que isso está escrito?
laysa8394: coloquei o texto lá na pergunta

Soluções para a tarefa

Respondido por Amareloneon
0

Resposta:

4- letra d) vocativo

5- letra b) aposto

Explicação:

4- O vocativo é um termo que indica apelo, chamado, invocação etc, a uma pessoa real ou fictícia. e na frase: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Linda princesa está indicando o apelo, o chamado a princesa.

5- a função do aposto é exclarecer, exemplificar oque antecede a ele. É uma infermaçao “bônus”, extra que mesmo sem ela tudo continua fazendo sentido. Na frase: era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas [...] Se você retirar a parte “independente e cheia de autoestima” continua a fazer sentido, veja: era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas [...]

Espero ter ajudado. Bons estudos!


Amareloneon: Ps: desculpa a demora
Perguntas interessantes