Conto de fada da mulher moderna Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma ră. Então, a rá pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre... E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: - Eu, hein? ... nem morta!
Luís Fernando Veríssimo
Entendendo o conto:
01 - Após ler o texto, descreva as personagens com suas palavras: a) A princesa: b) O sapo:
02 - Quem é o autor da história?
03 - Quanto ao narrador: é um narrador observador que apenas narra os fatos ou um narrador personagem que participa dos fatos?
04 - Enquanto a princesa observava o lago do seu castelo, o que aconteceu?
05 - Qual foi a proposta feita pela rã?
06 - Qual foi a resposta da princesa? Baseado no texto justifique sua resposta.
07 - No lugar da princesa o que você faria? Justifique sua resposta.
08 - Em sua opinião porque o autor escolheu este título para o texto?
09 - Explique com suas palavras a moral da história.
10 - Reescreva o último parágrafo do texto, dando um final diferente para o conto.
BOM TRABALHO!!!
Soluções para a tarefa
1- a) linda princesa, independente e cheia de autoestima.
b) asquerosa.
2- Luís Fernando Veríssimo.
3- um narrador observador que apenas narra os fatos.
4- a princesa se depara com uma rã.
5- para que a princesa o beija-se e eles se casassem e construir um lar no castelo da princesa.
6- ela disse não, "E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: - Eu, hein? ... nem morta!"
7- eu faria a mesma coisa que a princesa do conto.
8- porque as mulheres modernas não sonham com sapos encantados, e elas não ficariam apenas em casa cuidando dos filhos, limpando a casa, fazendo comida, lavando as roupas do marido, etc.
9- a moral da é que o lugar de uma mulher é onde ela quiser.
10- "A princesa balançou a cabeça dizendo que não e completou:
- Eu não quero passar o resto da minha vida trancada deste castelo fazendo tudo que você mandar. Então trate de procurar outra princesa pra você.
Então a princesa virou de costas para a rã, e a rã foi embora de cabeça baixa e sem argumentos, enquanto a princesa pensava: - Eu, hein? ... nem morta!" (as palavras de negrito são as essenciais para quem não quer escrever tudo, lembrando que isto vale apenas para a questão de número 10)
espero ter ajudado <3