Conto de escola - Machado de Assis O título cria expectativas sobre o tema? Sobre o que falaríamos num “Conto de Escola”? O título traz informações suficientes para que possamos descobrir, de imediato, qual o assunto tratado por Machado de Assis nesse conto? Justifique a sua resposta fazendo suposições pertinentes. O título do conto é pertinente em relação as idéias (assunto) apresentadas no texto? Sim Não Qual a temática desenvolvida por Machado de Assis neste conto? Busque, no texto, elementos que comprovem sua resposta Identifique os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador. Como o narrador conta o fato? Ele participa das ações ou somente conta a história? Como isso está marcado no texto? Exemplifique. A delação e a corrupção presentes na história demonstram o caráter dos personagens? Sim Não Por que Pilar chegou à conclusão de que não era “um menino de virtudes”? Identifique trechos onde aparecem: 1. As características de caráter, de comportamento dos personagens. 2. Introdução do conflito. 3. O acontecimento notável. Há no texto palavras ou expressões que você desconhecia?
Soluções para a tarefa
O exercício é interpretação de texto
Para interpretar um texto devemos lê-lo várias vezes, ler devagar, ler num lugar confortável e lê-lo no papel. Devemos ter um dicionário conosco para o caso de palavras que não entendamos, devemos explicar o texto para nós mesmos e fazer paráfrases do texto.
Vamos ao exercício:
Conto de escola - Machado de Assis
O título cria expectativas sobre o tema? Sobre o que falaríamos num “Conto de Escola”? O título traz informações suficientes para que possamos descobrir, de imediato, qual o assunto tratado por Machado de Assis nesse conto? Justifique a sua resposta fazendo suposições pertinentes.
sim. coisas que ocorrem na escola. não traz. Poderia ser um conta que narrasse o dia a dia na escola, mas não há como saber, pelo título, que se trata de conto de tratativas infantis envolvendo dinheiro.
O título do conto é pertinente em relação as idéias (assunto) apresentadas no texto? Sim Não
Qual a temática desenvolvida por Machado de Assis neste conto? Busque, no texto, elementos que comprovem sua resposta Identifique os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador.
O narrador é o próprio personagem principal, há ainda o filho do professor, o professor e Curvelo, o que delata. Os fatos ocorrem na sala de aula. A temática desenvolvida é a de ensinar uma lição em troca de uma moedinha de prata.
Como o narrador conta o fato? Ele participa das ações ou somente conta a história? Como isso está marcado no texto? Exemplifique.
O narrador conta o fato em primeira pessoa, ele é o personagem principal da ação. Exemplificando : ". Não fui à escola, acompanhei os fuzileiros, depois enfiei pela Saúde, e acabei a manhã na Praia da Gamboa. Voltei para casa com as calças enxovalhadas, sem pratinha no bolso nem ressentimento na alma"
A delação e a corrupção presentes na história demonstram o caráter dos personagens? Sim Não Por que Pilar chegou à conclusão de que não era “um menino de virtudes”?
demonstram, " Ora, foi a lembrança do último castigo que me levou naquela manhã para o colégio. Não era um menino de virtudes"
Identifique trechos onde aparecem:
1. As características de caráter, de comportamento dos personagens.
Pilar : Ora, foi a lembrança do último castigo que me levou naquela manhã para o colégio. Não era um menino de virtudes
Policarpo : Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que alguma vez as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar-nos uma ou outra correção
Raimundo : Chamava-se Raimundo este pequeno, e era mole, aplicado, inteligência tarda. Raimundo gastava duas horas em reter aquilo que a outros levava apenas trinta ou cinqüenta minutos; vencia com o tempo o que não podia fazer logo com o cérebro. Reunia a isso um grande medo ao pai. Era uma criança fina, pálida, cara doente; raramente estava alegre. Entrava na escola depois do pai e retirava-se antes. O mestre era mais severo com ele do que conosco.
Curvelo : dei com os do Curvelo em nós; disse ao Raimundo que esperasse. Pareceu-me que o outro nos observava,
2. Introdução do conflito.
— Fui um bobo em vir, disse eu ao Raimundo.
— Não diga isso, murmurou ele.
Olhei para ele; estava mais pálido. Então lembrou-me outra vez que
queria pedir-me alguma cousa, e perguntei-lhe o que era. Raimundo
estremeceu de novo, e, rápido, disse-me que esperasse um pouco; era uma
coisa particular.
— Seu Pilar... murmurou ele daí a alguns minutos.
— Que é?
— Você...
— Você quê?
3. O acontecimento notável.
— Então o senhor recebe dinheiro para ensinar as lições aos outros? disse-me o Policarpo.
— Eu...
— Dê cá a moeda que este seu colega lhe deu! clamou.
Não obedeci logo, mas não pude negar nada. Continuei a tremer muito.
Policarpo bradou de novo que lhe desse a moeda, e eu não resisti mais, meti a mão no bolso, vagarosamente, saquei-a e entreguei-lha. Ele examinou-a de um e outro lado, bufando de raiva; depois estendeu o braço e atirou-a à rua.
E então disse-nos uma porção de cousas duras, que tanto o filho como eu
acabávamos de praticar uma ação feia, indigna, baixa, uma vilania, e para
emenda e exemplo íamos ser castigados. Aqui pegou da palmatória.
Há no texto palavras ou expressões que você desconhecia?
não
Saiba mais sobre interpretação de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/25111030
Sucesso nos estudos!!!